Mais de 400 participantes, provenientes de cinco continentes e representando diferentes perspetivas e experiências na área da Ciência dos Alimentos, estiveram reunidos no Porto entre os dias 9 e 11 de abril, para participar na ICFD20248th International Conference On Food Digestion, organizada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) em colaboração com o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), a ICFD2024

Realizada no âmbito da INFOGEST, uma rede global com mais de 700 membros (académicos e empresariais) de 200 instituições em 52 países, a conferência abrangeu diversos temas, desde o processamento oral e as propriedades sensoriais e estruturais dos alimentos, à bioacessibilidade e absorção recorrendo a modelos de digestão e transporte in vitro, in vivo e in silico, sem esquecer o impacto na microbiota.

Reunindo um impressionante número de 380 resumos científicos submetidos, o evento contou com palestrantes reconhecidos internacionalmente pela sua profunda experiência científica e trabalho desenvolvido nestas áreas, como Anwesha Sarkar, Manuela Pintado, John Van Camp, Harjinder Singh e Andrea Gianotti.

A participação de um número recorde 406 delegados de diferentes países, a diversidade dos palestrantes e a qualidade dos trabalhos apresentados, ampliou horizontes, enriqueceu o diálogo e as oportunidades de networking.

Durante o evento – que decorreu no Sheraton Porto Hotel & Spa -, houve espaço para a atribuição do prémio “Early Career Award” e de cinco prémios “Best Poster”, um para cada temática do evento, reconhecendo assim o talento e o esforço dos jovens investigadores e destacando trabalhos de excelência.

A componente cultural marcou igualmente a ICDF2024, com especial destaque para o jantar convívio que contou com a atuação da Tuna Feminina da FFUP, as “Sirigaitas”, e do guitarrista João Martins, acompanhado pela fadista Cristina de Sousa.

A organização do evento contou com a equipa de investigação FOODInteract da UPorto-LAQV, tendo Isabel Ferreira, docente da FFUP, como chair, e Miguel Faria, investigador LAQV-REQUIMTE/FFUP, como co-chair.

Segundo a Comissão Organizadora, acolher um evento mundial desta magnitude “é o reconhecimento da relevância da investigação multidisciplinar nas Ciências do Alimento no universo U.Porto, e também o contributo desta universidade para o crescimento da rede INFOGEST.