Desta vez, o ciclo “Cinema na Casa”, resultado da parceria entre a Casa Comum e as associações de estudantes da Universidade do Porto, leva-nos até ao edifício partilhado entre a Faculdade de Farmácia (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O filme Close tem projeção marcada para o próximo dia 17 de abril, às 21h00, na Sala de Estudos (S3P1E3) do Complexo do ICBAS/FFUP.

A obra em exibição é a segunda longa metragem de Lukas Dhont, um realizador belga que já venceu vários prémios, nomeadamente a Camera d’Or e a Queer Palm pelo seu filme de 2018 Girl.

Protagonizado por Émilie Dequenne e Léa Drucker, o filme conta a história de dois jovens amigos, Léo e Rémi, que adoram passar tempo livre juntos e cuja relação suscita comentários e reações negativas por parte dos colegas. É um trabalho sobre a adolescência e a amizade, mas também uma crítica à normalização da agressão e à demonização da ternura física e emocional.

Close estreou em competição no Festival de Cannes de 2022, tendo partilhado o Grande Prémio com outro filme (Stars At Noon, de Claire Denis). Venceu ainda o Sydney Film Prize em junho de 2022. Em 2023, o filme foi nomeado para o Óscar de Melhor Longa-Metragem Internacional na 95.ª edição dos Prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (EUA).

Em junho de 2023, Dhont foi convidado a tornar-se membro da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

Cinema na Casa

Mapear, fixar, consubstanciar o Sentido de Lugar à comunidade académica é o principal objetivo desta parceria entre a Casa Comum e as várias associações de estudantes da U.Porto.

O ciclo Cinema na Casa vai continuar a passar por várias faculdades da U.Porto, estimulando o diálogo entre os espaços da academia e a sua comunidade.

Sentido de Lugar é o nome de um projeto mais abrangente que tem vindo a desenvolver programas para incentivar os estudantes a explorarem diferentes práticas artísticas (oficinas de fotografia e de escrita), desafiando-os, também, a conhecerem melhor o espaço onde, todos os dias, apendem, estudam e convivem.

As sessões do Cinema na Casa acontecem uma vez por mês. A entrada é gratuita até ao limite da lotação do espaço.