Mais de 1.000 estudantes vão marcar presença na 17.ª edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, um dos maiores eventos científicos nacionais dedicados a jovens investigadores. Este ano, será a Faculdade de Economia (FEP) a receber os mais recentes talentos da produção científica da melhor universidade portuguesa.

Durante três dias – 8, 9 e 10 de maio -, os 1.004 estudantes de licenciatura (1.º ciclo) e mestrado (2.º ciclo) inscritos vão ter assim a oportunidade de partilhar em primeira mão e discutir os resultados de perto de 700 descobertas – 329 em formato de comunicação oral e 368 de póster – em diversas áreas do conhecimento.

No programa de sessões desta “maratona da investigação científica jovem” estão presentes áreas tão variadas como a Arquitetura, História, a Saúde, a Química ou o Ambiente. Será também a oportunidade para conhecer os últimos desenvolvimentos ligados às Ciências do Desporto, às Ciências Agrárias, à Criminologia, à Economia ou às Artes, num total de mais de 20 domínios científicos representados.

Os trabalhos deste ano abordam temas como o porquê de “cairmos” em fake news, a Inteligência Artificial, ou o desperdício de água na indústria têxtil. À discussão não faltarão também o conflito israelopalestiniano ou os últimos desenvolvimentos no combate ao cancro ou à doença de Alzheimer.

Uma verdadeira “maratona” de Ciência

Nos três dias do IJUP 2024 (ver programa detalhado), as apresentações orais vão decorrer das 9h00 às 13h00, estando o período das 10h30 às 11h30 reservado para a visualização e apresentação dos pósteres.

Da parte da tarde as sessões têm início às 14h30 e terminam às 18h30, com o horário das 16h00 às 17h00 destinado à apresentação dos restantes pósteres.

Ao longo do evento, os estudantes estarão também disponíveis para responder às questões dos restantes participantes, fomentando-se desta forma o convívio e a partilha de experiências entre os mais novos investigadores da U.Porto.

17 anos a revelar novos talentos da produção científica

Organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, o IJUP é um evento pioneiro em Portugal, que procura eliminar a ideia de que a participação em atividades de investigação científica está reservada apenas a investigadores e docentes de carreira.

Este ano, à semelhança das últimas 16 edições, cerca de 100 moderadores irão avaliar e distinguir os trabalhos que mais se destacam dentro da sua área científica.

Mais informações no portal do IJUP, ou através do e-mail [email protected].