A Universidade do Porto vai estar representada por mais de 100 estudantes atletas e treinadores nos Campeonatos Europeus Universitários de Futebol, Voleibol, Ténis, Ténis de Mesa, Karaté, Taekwondo, Judo, Remo, Voleibol de Praia e Andebol de Praia, que decorrem entre junho e setembro, em várias cidades europeias.

Grande dominadora do desporto universitário em Portugal nos últimos anos, a U.Porto vai marcar presença na principal competição do desporto universitário europeu pelas mãos dos estudantes que venceram a última edição dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s).

“Este é um momento marcante na vida académica destes estudantes, o facto de poderem ter a experiência de estar presentes numa competição internacional em representação da sua Universidade é fantástico”, antecipa Maria Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelo pelouro do Desporto.

“A U.Porto tem um enorme orgulho nestes estudantes atletas que conseguem conciliar a sua vida académica com a prática da sua modalidade desportiva”, acrescenta a Vice-Reitora.

Entre os melhores da Europa

A participação da U.Porto nos Europeus Universitários 2023 arranca a 25 de junho, pelos pés da equipa de Futebol 11 da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da U.Porto (AEFEP). A competição decorre até ao dia 2 de julho, em Tirana, Albânia.

A equipa de Futebol 11 da AEFEP apurou-se para o Europeu Universitário depois de se ter sagrado campeã nacional universitária pela primeira vez. (Foto: CDUP-UP)

De 3 a 9 de julho, será a vez da equipa de Ténis da U.Porto – composta por seis estudantes atletas e dois oficiais – disputar  o Europeu da modalidade em Granada, Espanha.

A U.Porto parte para o Europeu Universitário de Ténis com o estatuto de atual campeã nacional universitária masculina e feminina. (Foto: CDUP-UP)

Segue-se o Europeu de Ténis de Mesa, a decorrer em Olomouc, na República Checa, de 4 a 9 de julho. A U.Porto estará representada nesta competição por sete atletas e dois oficiais.

De 16 a 23 de julho, caberá à equipa de Voleibol feminino da Associação de Estudantes do Instituto Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) defender as cores da Universidade num Europeu que se jogará “em casa”, na cidade de Braga.

A próxima paragem será Zagreb, cidade croata que vai acolher, de 20 a 23 de julho, o Europeu Universitário de Desportos de Combate. U.Porto vai fazer-se representar nas modalidades de Karaté, Taekwondo e Judo, por 15 atletas e oficiais.

Já em setembro, as atenções viram-se para Bydgoszcz, na Polónia, palco do Europeu Universitário de Remo. A prova realiza-se de 7 a 10 d setembro e contará com a participação de uma equipa composta por seis  estudantes atletas e dois oficiais da U.Porto.

A U.Porto encerra a sua participação entre os maiores do desporto universitário da Europa nos Europeus Universitários de Desportos de Praia, a decorrer de 19 a 24 de setembro, em Málaga, Espanha.

A comitiva da Universidade incluirá 28 estudantes atletas e quatro oficiais, divididos pelas equipas feminina e masculina de Andebol de Praia e por duas duplas – uma feminina e uma masculina – de Voleibol de Praia.

As duplas femininas da U.Porto preencheram o pódio do último CNU de Voleibol de Praia. (Foto: DR)

Para assinalar a participação da instituição na maior competição do desporto universitário a nível europeu, o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, vai receber estes estudantes atletas, no dia 22 de junho, pelas 10h00, na Reitoria da U.Porto, numa cerimónia informal.