A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) deu um salto tecnológico significativo na área dos desportos aquáticos com a introdução de um barco instrumentado para avaliação da performance dos remadores.

A iniciativa pioneira visa otimizar a performance dos atletas, oferecendo uma abordagem científica e precisa para avaliação e aprimoramento técnico. Com o acesso a dados detalhados e em tempo real, este novo instrumento científico possibilita uma caracterização detalhada de cada remador, permitindo a treinadores e remadores uma tomada de decisão mais sustentada durante o planeamento do treino.

Sendo a performance multifactorial, o barco agora disponível permite ainda, e simultaneamente, a utilização de instrumentação para a avaliação cardiorrespiratória, constituindo-se desta forma como um “laboratório flutuante”.

Com orientação do docente Ricardo Fernandes e coorientação dos professores João Paulo Vilas-Boas e Beatriz Gomes, este projeto de investigação surge no âmbito do trabalho desenvolvido pelo estudante Ricardo Cardoso no âmbito do seu doutoramento em Ciências do Desporto, e da ação do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) e do Laboratório de Biomecânica do Porto (Labiomep).

Ao longo das últimas semanas foram realizadas avaliações a remadores, entre os quais Nuno Mendes, atleta olímpico e treinador da modalidade.

O “olímpico” Nuno Mendes é um dos remadores já avaliados com recursos à nova tecnologia FADEUP. (Foto: DR)

Construtora de barcos de referência mundial, a portuguesa Nelo dedicou especial atenção à iniciativa através da preparação específica de um barco para congregar toda a instrumentação a utilizar. Referência ainda para o apoio de três empresas especializadas em tecnologia marítima, a Riedel Communications, a Braca-sport, e a start-up da Universidade do Porto, mOcean Sense.

A introdução deste barco instrumentado marca um avanço significativo na otimização do desempenho de remadores, não apenas na FADEUP, mas também na comunidade remadora em geral. É uma iniciativa que promete elevar o padrão de excelência no treino de remo, contribuindo para o sucesso dos atletas em competições nacionais e internacionais.