A Universidade do Porto foi a grande dominadora os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) Concentrados de Praia, em Portimão, entre 15 e 18 de maio. Com uma delegação de 40 estudantes-atletas, que participaram em três modalidades distintas, a U.Porto conquistou um total de oito medalhas e dois troféus de ouro.

A semana de glória arrancou com Voleibol de Praia, modalidade na qual a U.Porto esteve representada nos setores feminino e masculino, com estudantes-atletas orientados pelo treinador Tiago Ribeiro.

Após três dias de provas, o pódio feminino foi inteiramente ocupado pelas duplas da Universidade: Ema Pascoal (ICBAS) e Ana Beatriz Elaerts (ICBAS) conquistaram o título de campeãs nacionais universitárias, após uma final renhida, frente a uma outra dupla da U.Porto, constituída por Eunice Xavier (FFUP) e Inês Vasco (FMUP). Francisca Cruz (FFUP) e Beatriz Silva (ICBAS) subiram ao terceiro lugar do pódio.

A dupla vencedora garantiu ainda um lugar no Europeu Universitário de Voleibol de Praia, que terá lugar em setembro, na cidade espanhola de Málaga.

As três duplas da Universidade do Porto ocuparam a totalidade do pódio do setor feminino de Voleibol de Praia. (Foto: DR)

No setor masculino, Diogo Oliveira (FADEUP) e Hugo Campos (FEUP) sagraram-se vice-campeões universitários numa competição em que perderam apenas o confronto decisivo frente a João Pedrosa e Tomás Sousa, do Politécnico do Porto.

Por sua vez, a dupla formada por Filipe Leite (ICBAS) e Guilherme Maia (FPCEUP), conquistou a medalha de bronze.

A disputa da final masculina de Voleibol de Praia foi renhida e teve a particularidade de opor a dupla João Pedrosa (P.Porto)/Hugo Campos (FEUP), atuais campeões mundiais universitários. (Foto: DR)

Duplo Ouro no Andebol de Praia

Também no Andebol de Praia, sucesso foi a palavra de ordem para as equipas masculina e feminina da U.Porto guiadas pela treinadora Ana Carvalho.

A equipa feminina de Andebol de Praia da U.Porto terminou a competição com um total de seis pontos e vitórias em todos os jogos disputados. (Foto: DR)

equipa feminina saiu vitoriosa de todos os confrontos deste Campeonato Nacional Universitário, acabando por disputar a final frente à Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

No setor masculino, o troféu de ouro foi conquistado pela U.Porto depois do triunfo por 2-0 na final, frente à Associação dos Estudantes dos Instituto Superior Técnico.

A equipa masculina de andebol de Praia da U.Porto repetiu o feito da congénere feminina e também subiu ao lugar mais alto do pódio. (Foto: DR)

Tanto a equipa feminina como a masculina garantiram também um lugar no Europeu Universitário de Andebol de Praia, a decorrer em Málaga.

U.Porto dominou o pódio, no Futevolei

A encerrar com chave de ouro a semana de competição, a U.Porto deu nova demonstração de forma no Futevolei Masculino, com os comandados pelo treinador Daniel Chaves a ocuparem todas as posições do pódio.

João Mesquita (FADEUP) e João Sovat (FEUP) sagraram-se campeões universitários. As medalhas de prata e de bronze foram conquistadas pelas duplas compostas por Pedro Moura (FADEUP) e Petterson Sampaio (FADEUP) e por Gabriel Moraes (FEUP) e José Barros (FEUP), respetivamente.

Os estudantes-atletas da U.Porto brilharam no Futevolei e regressaram a casa com as medalhas de Ouro, Prata e Bronze. (Foto: DR)

Na próxima semana, a Universidade do Porto estará presente nos Campeonatos Nacionais Universitários Concentrados, em Lisboa, nas modalidades de Badminton, Ténis, Ténis de Mesa e Xadrez, assim como nos CNU de Futebol 7 Feminino, Golfe e BTT XCM.