Já são conhecidos a composição e os manifestos das duas listas candidatas à eleição dos quatro novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto, marcada para o próximo dia 13 de fevereiro.

A Lista A apresenta  como elementos efetivos os estudantes Margarida Carvalho (FMUP), Carlos Alves (FEUP), Andreia da Palma Fonseca (FCUP) e Joana Carvalho Ribeiro (FPCEUP). Mariana Almeida (ICBAS), Inês Tavares (FADEUP), Francisco Fernandes (FEP) e José Afonso Silva (FAUP) são os elementos suplentes.

A Lista C, por sua vez, é encabeçada por João André Alves (FEUP), João Lopes (FLUP), Maria Neto de Brito (FCUP) e Constança Martins (FBAUP). Aos quatro membros efetivos juntam-se ainda Leonor Medon (FLUP), Licínio Oliveira (FCUP), Mafalda Rodrigues (FAUP) e Madalena Castro Pinto (FPCEUP), na qualidade de suplentes.

A composição completa das listas candidatas pode ser consultada aqui. A visão e plano de ação de cada uma das listas estão expressos nos respetivos manifestos, igualmente disponíveis para consulta (Lista A e Lista C).

Quando e onde votar?

O ato eleitoral que culminará na escolha dos novos representantes dos estudantes no Conselho Geral realiza-se das 10h00 às 20h00 do dia 13 de fevereiro, com mesas de voto presentes em todas as faculdades da U.Porto.

São elegíveis – e eleitores – todos os estudantes, de qualquer ciclo de estudos, que estejam inscritos na Universidade do Porto no presente ano letivo, devendo como tal constar dos cadernos eleitorais já aprovados.

Recorde-se que o ato eleitoral estava originalmente agendado para o dia 30 de janeiro. Uma data que viria a ser mudada pelo Conselho Geral, pelo facto de a data original “coincidir com um momento de pausa letiva ou de avaliações, sendo expectável que o número de estudantes nas Faculdades se encontre relativamente reduzido”.

Os resultados da eleição será divulgados no dia 14 de fevereiro.

Debate para esclarecimento da comunidade

De forma a ajudar à tomada de decisão dos estudantes, a U.Porto vai organizar um debate público com a participação de representantes das duas listas candidatas, a decorrer na tarde do dia 10 de fevereiro, a partir das 18h30, no Salão Nobre da Reitoria.

A sessão, que contará com a moderação da Sociedade de Debates da Universidade do Porto, é aberta a toda a comunidade e contará com transmissão – via streaming – no canal da U.Porto no Youtube.

O caminho para o Conselho Geral

Os representantes dos estudantes no Conselho Geral são eleitos por sufrágio direto e universal entre a comunidade estudantil da Universidade do Porto para um mandato de dois anos.

Uma vez apurados os resultados finais, a escolha dos futuros representantes estudantis é determinada pela aplicação do seguinte método: a) cada lista apurará um número de votos igual à soma dos votos atribuídos a membros individuais da lista; b) cada lista elegerá um número de membros determinado pela aplicação do método de Hondt aos resultados da eleição; c) dentro de cada lista, os membros serão reordenados por ordem decrescente do número de votos que obtiveram.

Os quatro estudantes eleitos juntar-se-ão posteriormente aos 12 representantes de docentes e investigadores, ao representante dos
 funcionários não docentes e não investigadores e às seis personalidades externas cooptadas para completar o lote de 23 membros do Conselho Geral da U.Porto, órgão cujas competências incluem a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da Universidade.

Atualmente, os estudantes são representados no Conselho Geral por Nuno Ferreira (FMUP), José Araújo (FEUP), Ana Gabriela Cabilhas (FCNAUP/FCUP) e José Miguel Neves (FFUP), escolhidos no último ato eleitoral, realizado em novembro de 2020.