O ex-embaixador Álvaro Mendonça e Moura é o mais recente membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. O atual Presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) substitui o empresário Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), como um dos seis membros cooptados daquele órgão e governação da Universidade.

Natural do Porto, Álvaro Mendonça e Moura (1951) é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi, contudo, na carreira diplomática que se distinguiu durante mais de quatro décadas.

Embaixador em Viena e em Madrid foi, entre outras funções, Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia, período durante o qual acompanhou a reforma da política agrícola comum de 2003, e, posteriormente, junto das Nações Unidas. Entre 2017 e 2021, desempenhou as funções de Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em 2023, assumiu a presidência da CAP, naquele que foi o ato eleitoral mais participado na história da organização privada de agricultores mais representativa em Portugal.

Entre as inúmeras distinções e condecorações que somou ao longo da carreira incluem-se a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, atribuídas pelo Presidente da República Portuguesa, os títulos de Grande-Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul, do Brasil, Grande-Oficial da Ordem Ouissam Alauíta, de Marrocos, Cavaleiro da Ordem de S. Miguel e S. Jorge, da Grã-Bretanha, ou a Grande Insígnia de Honra em Prata, da Áustria.

No centro das decisões

O Conselho Geral é um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, cabendo-lhe definir o desenvolvimento estratégico, bem como a orientação e a supervisão da instituição.

Entre as competências deste órgão estão a eleição do Reitor da U.Porto e a aprovação – sob proposta do Reitor – das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral da U.Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro dos estudantes e um do pessoal não docente da Universidade, a que se juntam seis personalidades externas à Universidade. São elas Fernando Freire de Sousa (presidente), José Adriano Souto Moura, José António Teixeira, José Sousa Lameira, Maria Amélia Cupertino  Miranda e, agora, Álvaro Mendonça e Moura.