O novo ano trouxe novidades na composição do Conselho Geral da Universidade do Porto, com a entrada de três novos representantes do corpo docente e um novo representante dos estudantes.

Relativamente aos representantes dos docentes, as novidades são Jorge Mota, da Faculdade de Desporto (FADEUP), Luís Soares Carneiro, da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e Paulo Célio Alves, da Faculdade de Ciências (FCUP).

Atual Presidente do Conselho Cientifico da FADEUP, Diretor do Doutoramento em Fisioterapia e Diretor do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), Jorge Mota (FADEUP) assume o lugar de Fernando Jorge Monteiro, que se aposentou recentemente do cargo de Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Faculdade de Engenharia.

Já o arquiteto Luís Soares Carneiro, Professor Associado e Presidente do Conselho de Representantes da FAUP, ocupa a vaga deixada por Fátima Marinho, antiga Vice-Reitora da U.Porto e agora Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras.

Aos 12 docentes e investigadores da U.Porto com assento no Conselho Geral junta-se ainda Paulo Célio Alves, docente do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências (FCUP). O  também investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO)  substitui Adriano Carvalho, Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP e histórico investigador do Centro de investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) da mesma faculdade.

Uma nova voz para os estudantes

Desde o início do ano que os estudantes da U.Porto têm também um novo representante no Conselho Geral. Trata-se de Mariana Almeida, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

A também presidente da Associação de Estudantes do ICBAS (AEICBAS) ocupou o lugar deixado por Andreia Fonseca, que concluiu o Mestrado em Química da FCUP.

Mantêm-se como membros do Conselho Geral os representantes dos estudantes – cujos mandatos têm uma duração de dois anos – eleitos em março de 2023: Carlos Alves (FEUP), Constança Martins (FBAUP) e Margarida Albuquerque (FMUP)

Aos nomes agora conhecidos há ainda a juntar o de Álvaro Mendonça e Moura, Presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) que, em janeiro passado, substituiu Nuno Botelho como uma das seis personalidades externas do Conselho Geral.

Sobre o Conselho Geral

Um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, o Conselho Geral integra representantes de todos os grupos da comunidade académica: 12 docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente, para além de seis personalidades externas à Universidade.

Entre as suas competências incluem-se, por exemplo, a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.