Os estudantes Nuno Ferreira (FMUP), José Araújo (FEUP), Ana Gabriela Cabilhas (FCNAUP/FCUP) e José Miguel Neves (FFUP) são os quatro nomes escolhidos para representar os seus pares no Conselho Geral da Universidade do Porto durante os próximos dois anos.

A eleição decorreu entre os dias 19 e 24 de novembro e determinou aquele que serão os representantes do corpo estudantil para o biénio 2020-2022 naquele num dos mais importantes órgãos de decisão da Universidade.

No total, o ato eleitoral contou com a participação de 2503 votantes, tendo as três listas candidatas reunido 2295 votos (aos quais se acrescentam 42 brancos e 166 nulos). A Lista A foi a mais votada, reunindo 1709 votos, seguida da Lista B com 330 e da Lista C com 256.

Uma vez aplicado o método de Hondt e reordenados os candidatos de acordo com o número de votos individuais, os resultados provisórios do escrutínio – sujeitos ainda a certificação oficial – determinaram então a eleição de Nuno Ferreira (com 887 votos), José Araújo (343), Ana Gabriela Cabilhas (335) e José Miguel Neves (144).

Recorde-se que Ana Gabriela Cabilhas já integrava o Conselho Geral desde outubro de 2019. Já os restantes eleitos terão a responsabilidade de render os atuais representantes dos estudantes no Conselho Geral: Diogo Martins (FEUP),  Inês Azevedo da Silva (FMUP) e Marcos Alves Teixeira (FFUP).

“Os estudantes são indispensáveis”

Com fortes ligações ao associativismo – todos foram ou são presidentes das respetivas associações de estudantes -, os quatro novos membros do Conselho Geral da U.Porto assumem agora o compromisso de serem “uma voz ativa e séria, perspetivando o ensino superior através de um espaço de diálogo próximo e colaborativo”

“Acreditamos que a Universidade estará preparada para ser pujante, dar respostas e apresentar soluções neste momento particularmente difícil que vivemos. Mas também acreditamos que os Estudantes são indispensáveis para este processo!”, notam.

No que toca às prioridades para os próximos dois anos, e conforme está expresso no manifesto de candidatura, Ana Gabriela Cabilhas, José Araújo, José Miguel Neves e Nuno Ferreira elegem “a representatividade dos estudantes na Universidade do Porto, um olhar atento em matéria de financiamento e o reforço das políticas de ação social”.

Sobre o Conselho Geral

Um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, o Conselho Geral integra representantes de todos os grupos da comunidade académica: 12 docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente, para além de seis personalidades externas à Universidade.

Entre as suas competências estão, por exemplo, a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.