Uma equipa de avaliadores da European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE) visitou, entre os dias 12 e 14 de julho, as instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, no âmbito da primeira de duas fases para a obtenção da acreditação europeia para o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV).

Durante a visita às instalações no polo central na baixa da cidade do Porto e no Campus Agrário de Vairão, em Vila do Conde, onde fica o Centro Clínico e de Investigação Veterinária de Vairão (CCIVV), os avaliadores tiveram a oportunidade de interagir com diferentes interlocutores institucionais, nomeadamente estudantes, docentes, órgãos de gestão da escola e do ciclo de estudos.

A apreciação feita foi muito positiva, tendo os avaliadores considerado que foram corrigidas todas as “major deficiences” apontadas na avaliação realizada em 2016, condição essencial para a obtenção da desejada acreditação europeia. Tal significa que o ciclo de estudos provou cumprir com todos os parâmetros definidos pelo “European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT)”.

“Este resultado, que muito nos orgulha, é o reflexo de muitos anos de trabalho, investimento e dedicação de todos os interlocutores, que nunca desistiram de lutar por um selo de qualidade que projetará e abrirá portas a novas oportunidades para a instituição, o ciclo de estudos, os estudantes e os graduados de Medicina Veterinária do ICBAS”, congratula Henrique Cyrne Carvalho, diretor do ICBAS, prestando o seu “mais sincero agradecimento a todos os que estiveram ativamente envolvidos na melhoria contínua da formação em Medicina Veterinária, cujo merecidíssimo reconhecimento foi, finalmente, atribuído por uma entidade de excelência”.

Lecionado desde 1994, o curso de Medicina Veterinária do ICBAS (Mestrado Integrado desde 2007) é um dos mais inovadores e prestigiados do país. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Ainda que o processo não esteja concluído “ao nível que todos desejamos, sabe-se que se passou uma fase muito exigente para a qual a Escola trabalhou muito, ao longo de vinte anos”, explica Paula Proença, diretora do MIMV. Quanto à segunda fase, focada na “Quality Assessment”, “acreditamos que seja mais fácil”, assegura a docente, “porque a nossa Universidade tem um sistema de qualidade bem instituído e certificado há vários anos”.

As conclusões dos avaliadores serão agora vertidas num relatório final para decisão do European Committee of Veterinary Education (ECOVE) que levará o ICBAS a avançar para a segunda e última fase de avaliação para obter a acreditação.

Para superar esta próxima fase, a instituição deve provar que possui os métodos apropriados para monitorizar, garantir e melhorar a qualidade da formação, proporcionando confiança aos futuros e atuais estudantes, empregadores, clientes, organizações de financiamento e associações profissionais.

Sobre a EAEVE

A European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE) é a autoridade oficial de acreditação dos estabelecimentos de ensino de medicina veterinária na Europa.

A certificação da EAEVE é um selo de referência que garante a qualidade da formação dos médicos veterinários.