A historiadora de arte Laura Castro vai ser a nova diretora regional de Cultura do Norte. O despacho de nomeação produz efeitos a partir de 19 de abril, data em que a antiga estudante da Universidade do Porto e atual docente e investigadora da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP assumirá o cargo deixado por António Ponte, que entretanto foi dirigir o Museu Nacional de Soares dos Reis.

Licenciada e mestre em História de Arte pela Faculdade de Letras (FLUP), Laura Castro é ainda doutorada em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes  (FBAUP). A nível profissional, o seu percurso está ligado sobretudo à Escola das Artes da UCP, que dirigiu entre 2013 e 2017, e onde é investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

Com um extenso currículo como historiadora, investigadora e professora, Laura Castro trabalhou no setor cultural bem como em museus, galerias de artes e serviços de cultura, com os quais colabora frequentemente.

Do percurso da nova responsável pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) destacam-se ainda as passagens pelo conselho de administração do Lugar do Desenho-Fundação Júlio Resende (2009 – 2014 e 2019 – 2020), e pela presidência da direção do Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto (2015 – 2020). Atualmente, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA).

Com dezenas de artigos publicados e presença em mais de uma centena de conferências, simpósios e seminários, Laura Casto foi curadora de 39 exposições de arte e eventos culturais e científicos e é membro de três comissões externas de avaliação de graus de ensino superior.