A curta-metragem Défilement, realizada por Francisca Miranda, recém-licenciada em Design da Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), venceu o prémio de “Melhor Curta-Metragem Documentário” da 10.ª edição dos prestigiados Prémios Sophia Estudante 2024, promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema e destinados a estudantes de cinema e audiovisual de todo o país.

Em Défilement, obra que desenvolveu no âmbito do projeto final da licenciatura, a jovem realizadora transporta a audiência para as fotografias de maior folia do seu álbum de família: as fotografias dos dias de aniversário. É através das imagens que percorre a mesa cheia e revela os seus maiores desejos e frustrações e dos seus familiares mais próximos.

Francisca Miranda, que estava também nomeada na categoria de «Melhor Cartaz», mereceu a preferência do júri composto pelo realizador Francisco Manso, o ator Miguel Monteiro, a atriz Cláudia Semedo, a diretora de fotografia Susana Gomes e a argumentista Fernanda Polacow.

O segundo lugar da mesma categoria foi atribuído a 5861, de Ivo Abalroado da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação. Em terceiro lugar ficou Praia da Aguda, de Salvador Gil, da Escola Superior Artística do Porto.

A atriz Cláudia Semedo foi um dos jurados do galardão atribuído a Francisca Miranda. (Foto: DR)

Os vencedores dos Prémio Sophia Estudante 2024 – nas categorias de Animação, Documentário, Ficção, Experimental, Cartaz e Mestrado/Doutoramento – foram anunciados no passado dia 25 de fevereiro, numa cerimónia realizada no Auditório Municipal de Albufeira.

Das 33 curtas-metragens a concurso, 15 foram distinguidas e uma recebeu uma menção honrosa.

52 Hz, de Diana Rodrigues, ESEC – Universidade do Algarve (UAlg), foi considerada a «Melhor Curta-Metragem de Animação». O prémio de «Melhor Curta-Metragem Experimental» foi entregue a Margarida Fonseca da Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual pela criação de Seres Vivos.

Por sua vez, o vencedor na categoria «Melhor Curta-Metragem de Ficção» foi O Incidente da Galinha, de João Ferreira, da Universidade Lusófona. 

O prémio de «Melhor Curta-Metragem de Mestrado e Doutoramento» foi atribuído a Uma Mãe vai à Praia, de Pedro Hasrouny, da Universidade Lusófona. O mesmo filme venceu também na categoria de «Melhor Cartaz», da autoria de Joseph Kai, da mesma universidade.

Com esta vitória, Francisca Miranda vai ter a oportunidade de disputar o grande Prémio Sophia Estudante, juntamente com os primeiros classificados das categorias de Animação, Ficção e Experimental. O galardão será entregue na sessão de entrega dos Prémios Sophia 2024, a realizar no próximo dia 26 de maio, no Casino do Estoril.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Auditório Municipal de Albufeira. (Foto: DR)

Sobre Francisca Miranda

Natural de Guimarães, Francisca Daniela Silva Miranda licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, em 2023.

A sua prática artística desenvolve-se a partir da apropriação, imagem-movimento e colagem, focando-se em provocar diálogo sobre assuntos da atualidade.

Francisca Miranda é recém-licenciada em Design de Comunicação pela FBAUP. (Foto: DR)

Desde 2022, trabalha com o arquivo familiar para criar diálogos intergeracionais, tendo desta exploração já resultado projetos como Domingos e Défilement.

A curta metragem agora premiada nos Prémios Sophia Estudante 2024 já tinha conquistado uma Menção Honrosa na Seleção Ensaios do Festival Caminhos do Cinema Português. Conta ainda com nomeações às mais recentes edições do Porto Post Doc International Film Festival (na categoria «Cinema Novo») e do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão (na categoria de «Melhor Curta Documental»).