Estudou na Escola Artística de Soares dos Reis e, no momento de ingressar no ensino superior, estabeleceu como prioridade encontrar “um espaço de pertença” e “um meio ativo de expressão e convivência” onde pudesse expressar o seu talento. Um caminho que levou Catarina Machado até à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde frequenta a Licenciatura em Artes Plásticas.

Nesta “nova realidade”, a estudante natural de Vila do Conde destaca as amizades que formou e com quem partilha “as memórias mais bonitas” da sua, ainda curta, passagem pela U.Porto. Acredita no “papel ativo” dos estudantes e faz por dar o exemplo através do envolvimento com a Associação de Estudantes, onde tem contribuído para diversas iniciativas.

Um dos “sete magníficos” que entraram na U.Porto com média de 20 valores no ano letivo 2022/2023, Catarina Machado manteve os excelentes resultados no primeiro ano do curso. Com média final de 17,4 valores , cabe-lhe representar a FBAUP entre os vencedores do Prémio Incentivo 2024. Uma distinção que fomenta “o elevado aproveitamento académico” e vem alavancar “novas possibilidades”.

Quanto ao futuro imediato, a jovem artista promete continuar a complementar a formação em Belas Artes com cursos de formação nas outras faculdades da U.Porto. Uma aprendizagem que aconselha também aos futuros colegas: “procurem na multidisciplinaridade um conhecimento refletido”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Reconhecendo as feições de um território em movimento, na sequência de uma passagem pela Escola Artística de Soares dos Reis, a minha escolha passou pela insistência de encontrar, na cidade do Porto, um espaço de pertença, um meio ativo de expressão e convivência, na prática artística e no intervencionismo social, considerando a Faculdade de Belas Artes da U.Porto um dos seus mais importantes polos, numa profunda convicção das valências de um ensino superior nacional público.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O ingresso na Universidade, naturalmente marcado por uma nova realidade, foi especialmente significativo pelo conjunto de amizades com quem tenho vindo a partilhar as memórias mais bonitas que levarei desta etapa. Destaco também a aproximação à associação de estudantes, pelo conjunto de iniciativas para os quais tenho contribuído, reconhecendo à comunidade estudantil um necessário papel ativo perante as instituições de ensino.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

Ao ingressar na Universidade do Porto, a possibilidade de complementar a formação num 1.º ciclo de estudos com cursos de formação livre em faculdades distintas, permitindo cruzar conhecimentos, metodologias e referências, uma importante valência da prática artística, fez da minha frequência numa formação lecionada na Faculdade de Letras uma das experiências mais enriquecedoras do meu trajeto académico à data.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

O Prémio Incentivo vem fomentar o elevado aproveitamento académico face ao reconhecimento inerente à sua atribuição, permitindo precisamente dar continuidade, mais confortavelmente, à formação extremamente dispendiosa do ensino superior artístico, e alavancando novas possibilidades.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Aos novos estudantes da Universidade do Porto, aconselho que procurem na multidisciplinaridade um conhecimento refletido desenvolvendo-o num ambiente de contínua cooperação e diálogo.