Ingressaram na Universidade do Porto no ano letivo de 2022/2023 e, logo no seu ano de estreia, destacaram-se pela qualidade ímpar do seu percurso académico. É esse o perfil comum aos 22 estudantes – de licenciatura e mestrado integrado – que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2024, destinado aos melhores estudantes do 1º ano de cada faculdade da U.Porto.

O estudante Bruno Oliveira, da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, lecionada conjuntamente pela Faculdade de Engenharia (FEUP) e pela Faculdade de Ciências (FCUP), é o que soma média mais alta – 19,85 valores – entre os premiados deste ano.

Entre os estudantes com média igual ou superior a 19 valores destacam-se ainda mais dois da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da FEUP/FCUP – Rodrigo Silva (19,2 valores ) e Gabriela Silva (19,05 valores) – e dois da Licenciatura em Matemática da FCUP: Rafael Moreira (19,4 valores) e João Passadiço (19 valores).

A lista de vencedores inclui também os estudantes David Schenscher (Mestrado Integrado em Arquitetura / FAUP), Catarina Machado (Licenciatura em Artes Plásticas / FBAUP), Sofia Vilaça (Licenciatura em Ciências da Nutrição / FCNAUP), Fátima Oliveira (Licenciatura em Ciências do Desporto / FADEUP), Raquel Figueiredo (Licenciatura em Criminologia / FDUP), Rui Costa (Licenciatura em Economia / FEP), José Soares (Licenciatura em Economia / FEP), Tiago Torres (Licenciatura em Engenharia Informática e Computação / FEUP/FCUP), Dara Silva (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas / FFUP), Vitória Bueno (Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas / FLUP), Ana Soares (Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas / FLUP), Ana Luísa Valente (Mestrado Integrado em Medicina / FMUP), Tiago Rodrigues (Mestrado Integrado em Medicina / FMUP), Matilde Machado (Mestrado Integrado em Medicina Dentária / FMDUP), Sofia Pais (Licenciatura em Psicologia / FPCEUP), Mariana Fernandes (Mestrado Integrado em Medicina / ICBAS) e Luísa Maio (Mestrado Integrado em Medicina / ICBAS).

O Prémio Incentivo, atribuído anualmente desde 2010, corresponde a um prémio monetário individual, correspondente ao valor da propina anual aplicada aos estudantes nacionais da U.Porto.

A proclamação dos vencedores deste ano terá lugar no próximo dia 22 de março, durante a sessão comemorativa do Dia da Universidade 2024.