De forma a assinalar os 50 anos da Revolução de Abril, o Comissariado Cultural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a preparar um Ciclo Comemorativo, que inicia já no dia 20 de março, às 17h00, no Auditório José Marques dos Santos.

Intitulado “Equações de Liberdade”, o Ciclo arranca com a conversa “Antigamente é que era bom?”, que vai reunir um conjunto de personalidades que estudavam ou trabalhavam na FEUP na altura da revolução.

Estarão à conversa: Branca Gonçalves, licenciada em Engenharia Químico Industrial e antiga colaboradora da FEUP; Manuel Matos Fernandes, na qualidade de estudante do 4.º ano de Engenharia Civil e dirigente associativo; e Renato Soeiro, estudante de Engenharia Civil e membro da direção da Associação de Estudantes, atividade que levou a que fosse suspenso e proibido de frequentar qualquer universidade do país e colónias.

“Antes do 25 de Abril de 1974, juntar um grupo de pessoas para conversar abertamente era arriscado. Contudo, apesar da repressão a que eram sujeitos os estudantes, professores e funcionários, as Universidades eram espaços em que fervilhavam ideias e vontade de mudança, ainda que de forma clandestina. A democratização das instituições de ensino superior e a proliferação dos espaços de discussão livre fazem por isso parte das conquistas de Abril”, pode ler-se no comunicado do Comissariado Cultural da FEUP.

Nesta primeira conversa, o que se pretende é uma partilha sobre a forma como foi vivida a revolução de 1974 nos corredores do edifício da Rua dos Bragas, entender como foi o fim da ditadura, o PREC na FEUP e que tipo de conquistas foram alcançadas.

Esta conversa é realizada em parceria com o Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP e encerrará com uma atuação do coro BJazz Choir, que vai interpretar temas de Zeca Afonso.

A entrada é livre.

Sobre “Equações de Liberdade”

O programa “As Equações da Liberdade” propõe um conjunto de conversas com personalidades da cultura, política, ciência e jornalismo, para que ao longo deste ano se possa celebrar o direito à liberdade de associação e os 50 anos de democracia.

O Comissariado Cultural da FEUP tem previstas atividades que incluem debates, concertos, teatro e exposições. Na música, há a destacar o concerto da orquestra AYO (Afghan Youth Orchestra) de jovens músicos afegãos, sediada em Braga. Na área da literatura, será lançado um concurso de contos, poesia e banda desenhada.

O talento da casa também não é esquecido: a Orquestra Clássica da FEUP apresenta obras de compositores portugueses; a Oficina de Pintura da FEUP expõe sob o tema “Pintar Abril”; e o Projeto de Teatro da FEUP apresenta “Nós e a Liberdade”.