A Universidade de Paris-Saclay (França) vai receber, de 15 a 17 de junho, a edição 2022 da EUGLOH Annual Summit, a cimeira anual que junta as cinco universidades – Universidade do Porto, Universidade de Paris-Saclay (França), Universidade Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha), Universidade de Lund (Suécia) e Universidade de Szeged (Hungria) – que integram a European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

Tendo como mote “Time to gather time to grow”, a cimeira deste ano tem como objetivo consolidar a estratégia para o futuro da Aliança, reforçando a partilha de conhecimento e a aproximação das várias comunidades académicas que compõem a EUGLOH.

Para além das cinco universidades fundadoras, a EUGLOH Annual Summit 2022 vai contar com a participação representantes das quatro novas universidades – Universidade de Alcalá (Espanha), Universidade de Hamburgo (Alemanha), de Novi Sad (Sérvia) e Universidade Ártica (Noruega) – que deverão juntar-se à EUGLOH no âmbito da estratégia de expansão da Aliança.

Presentes no evento estarão também instituições internacionais do setor empresarial, autoridades regionais e locais e da sociedade civil, procurando-se assim consolidar o ecossistema de inovação que constitui a Aliança.

Com transmissão em direto para todas as comunidades académicas da EUGLOH, esta segunda EUGLOH Annual Summit arranca oficialmente esta quarta-feira, 15 de junho, pelas 8h00 (hora portuguesa), com uma cerimónia de abertura a cargo da Presidência da Universidade de Paris-Saclay e da responsável pela Unidade de Ensino Superior da Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia, Vanessa Debiais-Sainton.

O programa incluirá ainda sessões, apresentações, “keynote speeches”, jogos e uma exposição – a vila EUGLOH – orientada para o futuro da medicina, da saúde digital e das tecnologias para saúde e bem-estar.

Para participar nas atividades da cimeira (em formato virtual) basta registar-se gratuitamente no evento.

Mais informações através dos endereços de e-mail [email protected] e/ou [email protected].

Sobre a EUGLOH

A European University Alliance for Global Health (EUGLOH) começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente.

Financiado pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus+, o projeto foi lançado oficialmente em setembro de 2019, em Paris, e tem como principais objetivos a cooperação entre as cinco universidades envolvidas nos domínios do ensino, investigação e da inovação na área da saúde global, numa perspetiva multidisciplinar, apostando para isso em áreas como mobilidade de estudantes e staff universitário ou a cooperação científica.