A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai participar na 2.ª Reunião Aberta do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)., marcada para o próximo dia 3 de maio, às 11h15, na Sala do Conselho da FMUP.

Subordinada ao tema “Oportunidades de Internacionalização da Carreira Médica”, esta reunião é aberta a toda a comunidade académica da FMUP, bem como a escolas secundárias (incluindo professores, estudantes e dirigentes) e a representantes de instituições do ensino superior (IES).

O  presidente do Conselho Pedagógico da FMUP, Roberto Roncon de Albuquerque, fará a abertura da sessão (ver programa). Segue-se a intervenção de Rita Sá Machado que, na qualidade de oradora principal, deverá falar sobre “Oportunidades de Internacionalização da Carreira Médica”. O encerramento está previsto para as 13h00 e será da responsabilidade do diretor da Faculdade, Altamiro da Costa Pereira.

“A internacionalização é o grande tema que devemos discutir, neste momento, por vários motivos”, refere Roberto Roncon de Albuquerque. Um dos desafios é “perceber as motivações dos alunos (cerca de metade pondera sair do país no fim do percurso universitário), informá-los sobre as oportunidades e alertar para as falsas oportunidades, contribuindo para desmistificar alguns aspetos”.

Para o presidente do Conselho Pedagógico da FMUP, o facto de vivermos num mundo mais global e atravessarmos um momento delicado do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal poderá ajudar a explicar que os estudantes se sintam atraídos por uma carreira no estrangeiro, nomeadamente no centro da Europa.

De facto, “a experiência internacional é uma grande mais-valia na formação de um jovem médico e pode ser muito útil para enriquecer muito a FMUP, o SNS, os hospitais e todo o ecossistema”. Se a internacionalização é cada vez mais inevitável, diz, “temos de ter a inteligência de usar isso a nosso favor e não olhar para ela como uma fatalidade, como uma perda de jovens talentos. Nós queremos reter os talentos, não queremos prendê-los”.

Nesse sentido, Roncon de Albuquerque acredita que o testemunho da atual diretora-geral da Saúde e antiga estudante da FMUP [concluiu ali o Curso de Medicina de Viagem e de Populações Móveis] “pelo seu percurso profissional em vários organismos internacionais, pode ser um modelo para os estudantes de medicina e futuro médicos encararem a internacionalização como uma maneira de se valorizarem para depois regressarem ao nosso país e prosseguirem a sua carreira”. Rita Sá Machado, recorde-se, foi conselheira da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área da saúde e migrações.

O próprio Roberto Roncon de Albuquerque teve duas experiências internacionais importantes para a sua carreira académica e para sua vida clínica – um estágio de investigação em Cardiologia Molecular na Alemanha e, cerca de 10 anos mais tarde, em plena pandemia de COVID-19, a oportunidade de voltar àquele país para aprofundar conhecimentos numa técnica de suporte orgânico (ECMO) que se revelou literalmente vital para muitos doentes, quando regressou e a implementou em Portugal.

Roberto Roncon de Albuquerque é o atual presidente do Conselho Pedagógico da FMUP. (Foto: DR)

A primeira edição da Reunião Aberta deste órgão de gestão da FMUP, composto por docentes/investigadores e por estudantes eleitos pelos seus respetivos pares, decorreu em 2023, num debate inédito sobre “A Avaliação Pedagógica no Ensino Médico”.

O Conselho Pedagógico é um órgão de gestão essencial para o funcionamento da Faculdade com uma composição paritária, sendo que, nos últimos dois anos, tem sido feito um trabalho de “abertura ao exterior, nomeadamente aos estudantes que estão no final do seu percurso pré-universitário”, no sentido de dar a conhecer a FMUP, mas também de “ouvir” a comunidade.

O sucesso da primeira Reunião Aberta foi claramente um incentivo para repetir a receita. “Os estudantes viram aquele momento de participação como um momento relevante na dinâmica da FMUP”, recorda Roberto Roncon de Albuquerque.

Os interessados em participar nesta segunda Reunião do Conselho Pedagógico da FMUP devem manifestar o seu interesse através do preenchimento do respetivo formulário online. No final, os participantes terão a oportunidade de fazer uma breve visita guiada à FMUP.