São referências nas respetivas áreas de ensino e investigação e, em conjunto, acumulam mais de 300 anos de serviço à Universidade do Porto. Falamos de Anake Kijjoa, António Amorim, António Porto, Aurélio Campilho Fernando Maciel BarbosaJosé Manuel Sousa Lobo, José Manuel Mendonça e José Silva Matos , os oito nomes que no próximo dia 22 de março (Dia da Universidade), vão juntar-se ao restrito grupo dos Professores Eméritos da Universidade do Porto.

Este é o 16.º ano em que a U.Porto reconhece o percurso dos seus professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, Sociedade e Universidade. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 62 docentes e investigadores.

Dos homenageados deste ano (ver perfis abaixo) destaca-se a presença de quatro professores da Faculdade de Engenharia – Aurélio Campilho, Fernando Maciel Barbosa, José Silva Matos e José Manuel Mendonça – e dois da Faculdade de Ciências: António Amorim e António Porto. Representadas estão também a Faculdade de Farmácia, por José Sousa Lobo, e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), por Anake Kijjoa.

A proclamação pública dos novos Professores Eméritos terá lugar na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade 2023, marcada para a tarde do dia 22 de março.

Quem são os Professores Eméritos 2023?

Anake Kijjoa

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Chulalongkorn ( Banquecoque, Tailândia) e doutorado pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (Brasil), Anake Kijjoa chegou a Portugal no início da década de 80 para dar aulas na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP). Em 1984, muda-se para o ICBAS, onde ascende a Professor Catedrático (1994) e Diretor do Departamento de Química, posições que desempenhou até à jubilação, em 2022.

Autor de mais de 185 artigos de trabalho de investigação em revistas científicas internacionais “peer reviewed”, Anake Kijjoa lidera o grupo de investigação em “Química de Produtos Naturais e Atividade Biológica” do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), sendo ainda editor associado e membro do corpo editorial de várias revistas científicas.

Entre as inúmeras distinções que acumulou ao longo da carreira inclui-se o “The Thai Professional Award”, atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ambiente da Tailândia, como reconhecimento pelas “contribuições extraordinárias” para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia naquele país. Em 2008, foi agraciado com o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Burapha (Tailândia) e, no ano a seguir, pela Universidade de Kasetsart (Tailândia).

António Amorim

Foi em junho de 2022 que António Amorim deu a sua Última Aula na FCUP, despedindo-se assim das salas de aula onde se formou em Biologia e onde, ao longo de mais de 40 anos, lecionou várias unidades curriculares ligadas à genética e, em particular, à genética forense. Diretor do Mestrado em Genética Forense da FCUP durante quase uma década, dirigiu também o Doutoramento em Biologia da FCUP e o pioneiro Programa Doutoral em Biologia Básica e Aplicada (GABBA) da U.Porto.

Autor de uma extensa obra científica, onde se incluem livros, textos de divulgação e perto de 500 artigos científicos indexados, António Amorim dirige o grupo de investigação em »Genética Populacional e Evolução» do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). A sua investigação centra-se na Genética, pura e aplicada (forense e diagnóstico), predominantemente na perspetiva populacional evolutiva. 

Em 2021, o nome do docente e investigador da U.Porto surgia no topo dos cientistas mais citados no mundo na área das ciências forenses, de acordo com um estudo publicado no prestigiado International Journal of Legal Medicine.

António Porto

António Porto foi professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) desde 2008 até à sua jubilação em 2022. Antes, deu aulas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL), instituição onde se doutorou em Informática (Inteligência Artificial) em 1985.

Considerado um dos pioneiros na área da Programação em Lógica a nível internacional, e na da Inteligência Artificial em Portugal, participou e liderou vários projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia. É sócio fundador da Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial, organismo a que presidiu entre 1989 e 1990.

Em paralelo com a docência e a investigação, dedicou parte substancial da sua carreira à gestão universitária. Foi pró-reitor da UNL, diretor do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP e presidente do Conselho Científico da mesma faculdade, tendo contribuído com modelos e a sua implementação informática para a aferição da docência padrão e a distribuição do serviço docente.

Aurélio Campilho

Aurélio Campilho é licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia (FEUP), instituição onde desenvolveu toda a carreira docente, até à sua jubilação em 2022, como Professor Catedrático. Foi diretor dos cursos de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Engenharia Biomédica, bem como do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

Ligado há quase duas décadas ao INESC TEC, do qual é Investigador Afiliado, foi cofundador e Presidente da Direção do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), atualmente integrado no i3S. Serviu ainda como Presidente da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões e é Senior Member do IEEE – The Institute of Electrical and Electronics Engineers.

Foi Editor Associado das revistas Machine Vision and Applications, Elsevier, (2010-2020) e de IEEE Transactions on Biomedical Engineering, (2001 – 2012). É autor de 1 livro, coeditou 20 livros e

Autor de mais de 250 artigos publicados em revistas internacionais e conferências.

Fernando Maciel Barbosa

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado pela University of Manchester Institute of Science and Technology (UMIST), Fernando Maciel Barbosa iniciou a carreira docente na sua alma mater em 1972. Professor Catedrático desde 1989 (jubilado desde 2019), foi o primeiro Presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores FEUP, um dos vários cargos que desempenhou  nos órgãos diretivos da Faculdade e da Universidade.

Autor de mais de 200 publicações científicas publicadas em jornais e revistas internacionais, foi o responsável por diversos projetos de investigação a nível nacional e internacional. Atualmente é colaborador do INESC TEC, estando inserido no CPES – Centro de Sistemas de Energia.

Fora da academia, fez parte da Comissão de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, sendo, nesse período, o presidente da Comissão de Acreditação das Licenciaturas de Engenharia Electrotécnica. Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros e Membro Sénior do IEEE, é auditor de Defesa Nacional e membro da Associação Nacional de Auditores de Defesa Nacional.

José Silva Matos

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado na mesma área pela Syracuse University (EUA), José Silva Matos iniciou a carreira de docente na Faculdade de Engenharia em 1972, como Monitor, ascendendo progressivamente a Assistente, Professor Auxliar, Professor Associado e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP.

Em paralelo com a docência nas áreas da Microelectrónica, ou dos Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores, exerceu vários cargos de responsabilidade na FEUP, incluindo os de Presidente do Conselho Pedagógico, Diretor do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores , Presidente do Conselho de Representantes, Diretor da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ou Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Investigador do INESC TEC desde 1988, fundou e liderou o Grupo de CAD e Microelectrónica do Instituto, tendo sido responsável por vários projetos de investigação europeus com universidades e parceiros industriais. Editor convidado de várias revistas de referência na sua especialidade, é membro do Board of Directors do EUROMICRO (www.euromicro.org).

José Manuel Mendonça

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado em Engenharia Eletrotécnica no Imperial College of Science and Technology (Reino Unido), José Manuel Mendonça é professor catedrático jubilado – deu a Última Aula em janeiro deste ano – do departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia.

Com uma carreira que se tem dividido entre a academia, a investigação científica e o trabalho em prol do Sistema Científico e Tecnológico do país e o contributo para as políticas públicas, o atual Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC e Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) é ainda Diretor Nacional do Programa UT Austin Portugal e Presidente do Painel de Avaliação Independente do Programa Eureka Eurostars.

Em 2021, José Manuel Mendonça foi nomeado representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Fórum Europeu para a Transição Digital, bem como representante de Portugal no ERA Forum for Transition.

José Manuel Sousa Lobo

A ligação de José Manuel Sousa Lobo à Faculdade de Farmácia da U.Porto remonta a 1968, ano em que ingressou na licenciatura em Farmácia. Cinco anos depois, em 1973, inicia a carreira docente como Assistente Eventual. Doutorado em Farmácia (especialidade de Tecnologia Farmacêutica) em 1989, assumiu as funções de Professor Catedrático da FFUP em 1997, que manteve até à sua jubilação, em outubro de 2021.

Membro ativo da comunidade académica de Farmácia, exerceu por três vezes funções como Diretor da FFUP, tendo integrado todos os Órgãos de Gestão. Ex-diretor do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado em Tecnologia Farmacêutica, foi Diretor do Departamento de Ciências do Medicamento e responsável do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica.

A carreira de José Manuel Sousa Lobo passou também pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, onde foi docente da Unidade Curricular de Tecnologia Farmacêutica, integrada no Curso de Licenciatura em Farmácia e Controlo de Qualidade de Medicamentos.