José Manuel Mendonça, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, é o nome escolhido para liderar o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), o novo órgão consultivo do Governo para as áreas da ciência, tecnologia e inovação.

O CNCTI terá como missão desenvolver, reforçar e sustentar o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, assegurando o aconselhamento científico e promovendo o diálogo transversal e interministerial das políticas de ciência, tecnologia e inovação.

Este novo órgão consultivo vai funcionar em estreita colaboração com o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, devendo ainda colaborar nos debates parlamentares em matéria de ciência, tecnologia e inovação, sempre que tal seja solicitado pela Assembleia da República.

José Manuel Mendonça realça “a grande responsabilidade e o desafio da articulação, no CNCTI, de relevantes atores individuais e coletivos do sistema científico e tecnológico e do meio empresarial, para contribuir para as políticas públicas nas áreas da ciência e da inovação”.

O plenário do CNCTI integra os presidentes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Agência Nacional de Inovação (ANI) e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI). A estes juntam-se ainda de 20 individualidades de reconhecido mérito em diferentes áreas do conhecimento e da economia, incluindo líderes académicos, científicos e empresariais com uma ampla diversidade institucional e territorial.

Entre as personalidades que compõem o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação destacam-se ainda outros membros da comunidade U. Porto, tais como Isabel Sousa Pinto, Professora Associada da Faculdade de Ciências (FUP) e investigadora do CIIMAR, ou João Barros, Professor Catedrático da FEUP, investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) e CEO da Veniam.