O Professor Catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, foi recentemente nomeado representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Fórum Europeu para a Transição Digital, bem como representante de Portugal no ERA Forum for Transition.

O Fórum para a Transição Digital é um organismo que visa apoiar os Estados-Membros da União Europeia na utilização de sinergias entre os programas de gestão centralizada e os da Política de Coesão, reforçando as ligações e troca de conhecimento entre as autoridades que trabalham com a integração da dimensão digital, como é o caso do Europa Digital, do Horizonte Europa, do CEF2 Digital, da Europa Criativa, do INVEST EU e NGEU e do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Já o ERA Forum for Transition é um comité criado em janeiro de 2021, cujas principais atividades serão aconselhar e apoiar a implementação do roadmap do Espaço Europeu de Investigação – ERA, bem como do seu novo modelo de governação.

As prioridades de trabalho a desenvolver incluem o Pacto para a Investigação e Inovação, a ERA Policy Agenda e as ações-piloto identificadas pelo Conselho Europeu. De entre os objetivos, são de especial relevância para Portugal, as carreiras de investigação e o novo scoreboard de indicadores anuais para monitorizar o progresso da ERA.

“O Espaço Europeu de Investigação foi criado em 2000, na Presidência Portuguesa da UE e no âmbito da Agenda de Lisboa, com a ambição de criar um mercado único, sem fronteiras, para a investigação, inovação e tecnologia na UE, explica José Manuel Mendonça. E acrescenta: “Com a revitalização deste espaço, pretende-se aumentar a mobilidade dos investigadores e o fluxo de conhecimento, incentivar o investimento em I&D&I, promover a igualdade de género e diversidade na ciência e aumentar a cooperação entre universidades, empresas e outros atores da investigação e inovação”.

Recorde-se que José Manuel Mendonça é também o nome escolhido para liderar o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), o novo órgão consultivo do Governo para as áreas da ciência, tecnologia e inovação.