António Amorim, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências (FCUP) e investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, integra o grupo restrito dos cientistas mais citados do mundo na área das ciências forenses, de acordo com um estudo recente publicado no prestigiado “International Journal of Legal Medicine”.

O artigo analisou cientistas forenses altamente citados, os países onde trabalham, a área onde publicam e as pontuações de citações com e sem autocitações. Os dados analisados são referentes aos anos 2019 e 2020 e foram avaliados como base em bases de dados públicas e em artigos publicados na revista Plos Biology.

Deste trabalho resultou aquele que é o top 2% dos cientistas mais citados dentro das ciências forenses, e que representa 215 de um total de 10.158 investigadores. O ranking tem ainda em conta o país em que se encontram.

Portugal está representado por dois cientistas nesta lista. António Amorim é o melhor colocado, na 54.ª posição, seguido de Eugénia Cunha, docente da Universidade de Coimbra, na 202.ª.

O investigador da U.Porto surge em 54.º lugar no grupo dos 215 cientistas mais citados na área das ciências forenses. (Foto: DR)

Sobre António Amorim

Licenciado (1974) e doutorado (1983) em Biologia pela Faculdade de Ciências da U.Porto, António Amorim é Professor Catedrático do Departamento de Biologia e diretor do Mestrado em Genética Forense da FCUP.

Autor de mais de 400 artigos em revistas especializadas, dirige o grupo de investigação em Genética Populacional do i3S. A sua investigação foca-se essencialmente nnos domínios da modelagem matemática em genética e evolução populacional pura e aplicada (forense e diagnóstico).