A Universidade do Porto comemora, no próximo dia 22 de março, o seu 112.º aniversário. Assumindo o formato habitual, os festejos terão como ponto alto a Sessão Solene do Dia da Universidade, no Edifício Histórico da Universidade (Reitoria), abrindo-se depois à comunidade envolvente através de uma Corrida / Caminhada pela cidade.

A decorrer no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto e com transmissão em direto e na íntegra no canal de YouTube da U.Porto, a Sessão Solene arranca às 15h00, com o tradicional Cortejo Académico, protagonizado pelos professores doutorados da Universidade (ver programa completo).

Já no interior da sala, caberá a Fernando Freire de Sousa dar o início à cerimónia, na qualidade de Presidente do Conselho Geral da U.Porto. Pelo púlpito passarão ainda Luís Braga da Cruz (Presidente do Conselho de Curadores), Ana Gabriela Cabilhas (representante dos estudantes) e Hugo Castro Mendonça (representante dos trabalhadores).

Segue-se a intervenção do orador convidado, papel que cabe este ano a António Sampaio da Nóvoa, Professor Catedrático e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa.

A intervenção de encerramento ficará a cargo do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, que fará o balanço anual das atividades da Universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.

António Sampaio da Nóvoa é o orador convidado do Dia da Universidade 2023. (Foto: DR)

Premiar o mérito

A sessão solene do Dia da Universidade é também o momento para reconhecer publicamente o mérito daqueles que, dentro da comunidade académica, mais se distinguiram durante o último ano.

É nesse grupo que se inclui Maria João Ramos, vencedora da edição deste ano do Prémio de Excelência na Investigação Científica (que distingue o percurso científico de um investigador ou docente da Universidade).

Ao longo da tarde, 24 estudantes serão ainda distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e com o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade).

A U.Porto vai também prestar homenagem aos professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade, nomeadamente “pela sua ação e prestígio adquirido no seu campo académico e científico e pela sua contribuição para a projeção nacional e internacional da U.Porto”.

Desporto e solidariedade juntam-se à festa

Mas a festa de aniversário da U.Porto não vai estar “confinada” ao edifício da Reitoria. Após a Sessão Solene, as comemorações vão percorrer as ruas do Centro Histórico da U.Porto através de uma Corrida e Caminhada promovida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e aberta a toda a comunidade.

Com partida da Praça Gomes Teixeira às 18h30, os participantes inscritos vão correr / caminhar pelo Centro Histórico, regressando depois à Reitoria, onde os espera um momento de confraternização.

A inscrição na edição deste ano da Corrida e Caminhada do Dia da Universidade tem o custo de 2 euros (com t-shirt incluída), valor que reverterá na íntegra para a Associação Protetora da Criança.

As inscrições podem ser feitas no website do CDUP-UP, até ao dia 19 de março.

Um pouco de história…

A Universidade do Porto foi formalmente constituída como tal a 22 de março de 1911, por diploma do I Governo da República. Contudo, as suas raízes remontam a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade. Esta escola, que marcou o início do ensino público no Porto, funcionou nas instalações do então Colégio dos Meninos Órfãos, no local onde agora se situa a Reitoria da Universidade do Porto.

Com 14 faculdades, uma business school, 48 unidades de investigação, mais de 30 mil estudantes, 2500 docentes e investigadores, a U.Porto integra hoje o grupo das melhores universidades da Europa e do mundo, sendo a escolha de mais de 34.000 estudantes, dos quais mais de 6.000 são provenientes de 100 países de todo o mundo.