Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) validaram recentemente o seu Plano de Responsabilidade Social para os anos 2023-2026. Alinhado com o Plano Estratégico da U.Porto 2030, o objetivo deste plano é promover ações de cariz social e ambiental dentro da comunidade U.Porto.

No total, o novo Plano de Responsabilidade Social dos Serviços de Ação Social da U.Porto preconiza um total de 22 propostas de ações a desenvolver nos próximos três anos, em duas dimensões distintas: a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental.

A responsabilidade social tem como foco os estudantes, os seus colaboradores e a comunidade académica em geral. Tendo em vista o bem estar da comunidade U.Porto, o Plano de Responsabilidade Social dos SASUP enquadra medidas como uma política de igualdade e não discriminação, o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e familiar dos colaboradores e a melhoraria na acessibilidade para pessoas com capacidade diferenciada.

Já a responsabilidade ambiental abrange uma dimensão externa que procura salvaguardar a relação entre a comunidade local  e o próprio meio ambiente. Algumas das ações do plano dos SASUP incluem a minimização do consumo de recursos, como energia, água e materiais, bem como a colaboração com associações ligadas à proteção ambiental.

O programa prevê ainda a implementação de várias outras ações como a implementação da “Pausa Ativa”, projetos de carácter cultural, ações de voluntariado e promoção de bolsas de apoio, workshops variados para os estudantes ou a promoção de programas de gestão de resíduos e desperdício.

Para mais informações, consultar o Plano de Responsabilidade Social dos SASUP 2023-2026.