Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) foram distinguidos, no passado dia 21 de outubro, com a certificação “Coração Verde”, atribuída pela LIPOR e Municípios Associados. Trata-se de um instrumento que reconhece entidades que se destaquem na implementação de boas práticas de sustentabilidade ambiental, nomeadamente na gestão sustentável dos resíduos.

Na origem deste reconhecimento está o envolvimento dos SASUP em dois projetos promovidos pela LIPOR: o SIAC – Serviço de Intervenção Ambiental Customizado e a Dose Certa.

O SIAC é um projeto que se propõe a intervencionar instituições produtoras de resíduos urbanos ou equiparados onde se verifiquem oportunidades de melhoria nos processos de gestão interna dos resíduos.

O projeto foi desenvolvido em nove das 10 unidades sob gestão (direta ou indireta) dos SASUP e em oito residências universitárias. Através desta iniciativa procurou-se definir e partilhar com a comunidade um conjunto de boas práticas facilitadoras e orientadoras de uma visão estratégica para a correta gestão de resíduos.

O Dose Certa é um projeto dinamizado pela LIPOR em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) que visa promover a redução do desperdício alimentar nos estabelecimentos de restauração e cantinas, através de uma mudança de comportamento e de mentalidades.

O projeto pretende avaliar o potencial de redução do desperdício de alimentos, durante a preparação/confeção bem como o desperdício deixado no prato do cliente e criar um “prato consciente” em termos ambientais e que preconize uma alimentação equilibrada. Para isso, acompanha o “percurso” dos resíduos alimentares gerados e estuda quais as diferenças que existentes na quantidade de resíduos alimentares gerados sem a aplicação de boas práticas ambientais e nutricionais e com a aplicação dessas boas práticas.

Este projeto já foi implementado em duas cantinas de gestão direta dos SASUP (Cantina de Direito e Cantina ICBAS/FFUP) e resultou numa redução significativa do desperdício alimentar. Atualmente, encontra-se a ser implementado na Unidade Alimentar do S. João.

O projeto Doce Certa já foi implementado nas cantinas de Direito e do ICBAS/FFUP. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Desde 2014, ano em que se iniciou a implementação do Coração Verde, já foram certificadas 322 organizações públicas e privadas sediadas ou que atuem nos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.