Começou em 2019 com um projeto piloto na Reitoria e, três anos depois, são já mais de 500 os colaboradores da Universidade do Porto que beneficiam da Pausa Ativa, o programa de atividade física laboral dinamizado pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Atualmente, integram a Pausa Ativa nove faculdades e dois serviços centrais – Reitoria e Serviços de Ação Social (SASUP) – da U.Porto. Ali, os colaboradores usufruem, semanalmente, de uma ou mais pausas de 15 minutos na sua atividade laboral. Mas não para descansar… Nesse período, são desafiados a reforçar alguns grupos musculares através dos exercícios propostos pelos professores de atividade física do CDUP-UP.

“Estamos empenhados em levar a Pausa Ativa a toda a Universidade, pois acreditamos que as mais valias deste programa vão além da promoção da atividade física e combate ao sedentarismo”, refere Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

Os resultados estão à vista e são muito positivos, tal como revelam s resultados do inquérito de satisfação realizado pelo CDUP-UP junto dos participantes neste projeto.

“O aumento da interação entre os colaboradores e a melhoria do ambiente de trabalho, foram dois pontos que nos deixaram extremamente satisfeitos”, destaca a responsável.

Pausa Ativa já vai a 9 faculdades e dois serviços centrais da U.Porto, reitoria e Serviços de Ação Social.

Uma Pausa que faz bem à produtividade

Dos 296 inquiridos, 91% consideram que o Programa Pausa Ativa é excelente e que tem tido um impacto positivo, essencialmente, na melhoria da sua condição física, da sua saúde, na interação com os seus colegas de trabalho e no aumento da produtividade.

“Apesar dos excelentes resultados obtidos neste inquérito, sabemos que há pontos a melhorar e já estamos a trabalhar neles, para que todos os colaboradores da U.Porto usufruam o melhor possível destes momentos”, revela o diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida.

A opinião relativamente aos professores da Pausa Ativa é, também ela, bastante positiva. De acordo com os inquiridos, o/a professor/a dá o devido feedback nas sessões, mostra-se empenhado, promove interações, motiva e cria exercícios adequados às necessidades de cada colaborador.

“Estes resultados enchem-nos de orgulho e motivam-nos a melhorar cada vez mais o nosso desempenho junto dos colaboradores da U.Porto”, revela Hugo Rodrigues, coordenador do Programa Pausa Ativa. E acrescenta: “Para além deste questionário, o feedback que temos tido da parte dos participantes nas aulas tem sido bastante reconfortante e que é notório no aumento do interesse em cada aula”.

Neste inquérito de satisfação, as palavas mais utilizadas para descrever a Pausa Ativa foram “descontração”, “bem-estar”, “saúde”, “interação” e “alegria”.