A Universidade do Porto quer ser “uma universidade internacionalmente reconhecida pela qualidade na educação, na formação académica e cívica, na investigação e na inovação, aspirando a afirmar-se permanentemente como uma instituição sustentável e com impacto na ciência e cultura, na sociedade e na economia”.

Esta é a nova visão estratégica para a Universidade do Porto, consagrada no Plano Estratégico “U.Porto 2030”, aprovado pelo Conselho Geral em 16 de dezembro de 2022 e homologado pelo Conselho de Curadores a 4 de janeiro último.

Naquele que é o primeiro Plano Estratégico da Universidade do Porto que se apresenta com um horizonte temporal mais alargado do que o habitual quadriénio do mandato reitoral, este documento partiu de “uma discussão participada sobre a visão estratégica da U.Porto para 2030 e sobre o caminho a percorrer para a concretizar”, realizada ao longo dos últimos meses.

Este plano servirá de guião fundamental para as atividades a desenvolver até à próxima década, alicerçado em seis objetivos de posicionamento global da U.Porto, que assumem “um papel central na concretização das prioridades e aspirações [da instituição] para 2030”:

• Promover o desenvolvimento integral dos estudantes;
  • Dar resposta aos desafios europeus no âmbito da investigação e do ensino superior;
  • Afirmar-se como centro de conhe­cimento de excelência na formação e investigação (inter)disciplinar;
  • Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, valorizando a divulga­ção da cultura científica, a dinamiza­ção cultural e a promoção de estilos de vida saudáveis;
  • Promover o desenvolvimento econó­mico da região e do país, contribuindo para a sua projeção internacional;
  • Assumir o compromisso com os Obje­tivos de Desenvolvimento Sustentável.

Uma “Universidade do Futuro”

O Plano Estratégico 2030 está organizado em quatro domínios estratégicos que correspondem aos vértices do quadrado do conhecimento (Ensino, Investigação, Inovação e Serviço à Sociedade), em três aceleradores (Internacionalização, Comunicação e Cultura e Transformação Digital), assentes em quatro pilares de valorização da organização e dos seus recursos (Pessoas, Responsabilidade e Compromisso Social, Infraestruturas e Serviços) e numa consolidação do modelo de governação e da sustentabilidade da Universidade.

A nova orientação estratégica tem por objetivo “posicionar a U.Porto como uma ‘Universidade do Futuro’ e com futuro, uma universidade que aspira a afirmar-se internacionalmente pelos mais elevados padrões de excelência em todas as suas áreas de atuação”, numa estratégia que pretende potenciar o impacto científico, social, cultural e económico do ecossistema U.Porto.

Alinhando os objetivos da Universidade com as principais agendas europeias e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, este documento aponta recursos e capacidades endógenas, identificando e apontando metas e prioridades estratégicas até à próxima década, concretizadas em 30 metas quantitativas a alcançar em 2030.

Como apela o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, no preâmbulo do documento, a convergência de esforços e competências na mesma direção estratégica é essencial para que a Universidade “reforce a sua contribuição para a sociedade e seja um lugar melhor para estudar e trabalhar em 2030”.

O Plano Estratégico “U.Porto 2030” encontra-se disponível para consulta de toda a comunidade académica e público em geral em www.up.pt.