A pintora Armanda Passos, a título póstumo, e o engenheiro José António Barros, ambos antigos estudantes da Universidade do Porto, foram condecorados, no passado dia 22 de dezembro, pelo Presidente da República, com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial, respetivamente.

Pouco mais de um ano após a morte de Armanda Passos (1944-2021), Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu, com uma das mais importantes ordens honorificas nacionais, o legado um dos nomes mais conceituados das artes plásticas portuguesas, cujo percurso está fortemente ligado à Escola Superior de Belas Artes do Porto – precursora da atual Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) -, onde fez a sua formação e foi docente.

A Universidade acabaria, de resto, por assumir um papel importante na divulgação do trabalho de Armanda Passos, através do acolhimento de várias exposições dedicadas à pintora. Entre elas incluem-se as duas – “Reservas” e “Obra Gráfica” – que integraram a programação do Centenário da Universidade, celebrado em 2011.

Foi também no edifício da Reitoria da U.Porto que Armanda Passos apresentou, em 2015, a sua primeira exposição dedicada exclusivamente ao desenho. Em 2019, a academia celebrou os 75 anos da pintora com a exibição de Armanda Passos: 75 anos, 75 escritas, focada na obra da pintora e na escrita que aquela inspirou ao longo dos tempos.

Até ao fim do ano, a obra de Armanda Passos pode ser apreciada na exposição “Armanda Passos: Pintura a óleo em Retrospetiva”, patente no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Armanda Passos retratada junto a uma das suas obras. (Foto: DR)

José António Barros, por sua vez, vê reconhecido, aos 78 anos, um percurso empresarial do qual se destaca a passagem por diversos cargos de topo em empresas do Porto e da região. No domínio do associativismo, foi presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) entre 2008 e 2014.

Licenciado em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia da U.Porto, o atual presidente do Conselho de Curadores da Fundação AEP destacou-se também como presidente da direção do Coliseu do Porto, cargo que desempenhou durante 18 anos (1996-2014). Fundador da Associação Amigos do Coliseu e do BPI, é ainda administrador executivo da Fundação Eça de Queiroz e presidente do Conselho Fiscal da Mota-Engil.

Em 2015, foi o nome escolhido para liderar a Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, que tem por missão estudar e propor soluções que permitam diversificar as fontes de financiamento das empresas nacionais.

José António Barros viu reconhecida uma carreira de sucesso como empresário, dirigente associativo e gestor, com uma forte intervenção cívica e cultural. (Foto: Presidência da República)

Os dois alumni foram condecorados numa cerimónia realizada no Palácio de Belém e que contou com a presença, entre outras personalidade, da presidente da fundação Champalimaud, Leonor Beleza, dos ex-Presidentes da República, General António Ramalho Eanes e Aníbal Cavaco Silva, e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.

Note-se que a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada destina-se a “distinguir o mérito literário, científico e artístico”. Já a Ordem do Mérito Empresarial distingue “quem haja prestado, como empresário ou trabalhador, serviços relevantes no fomento ou na valorização de um setor económico”