Já é conhecida a composição da nova equipa Reitoral da Universidade do Porto para o mandato 2022-2026, que tomará posse no próximo dia 22 de junho, no Salão Nobre da Reitoria.

Numa lista que se destaca pela paridade de género, dos 11 nomessete Vice-Reitores e quatro Pró-Reitores – escolhidos por António de Sousa Pereira para o acompanhar neste segundo mandato como Reitor da U.Porto, há seis que transitam da atual Equipa Reitoral.

Relativamente aos Vice-Reitores, José Castro Lopes (Formação, Organização Académica, Saúde e Bem-Estar), Fátima Vieira (Cultura e Museus) e Pedro Rodrigues (Investigação e Inovação) mantêm os pelouros que já lideravam.

Da Equipa Reitoral cessante transitam ainda três Pró-Reitores, que passam a assumir as funções de Vice-Reitores. São eles Pedro Alves Costa, que ficará encarregue do Património Edificado e Sustentabilidade; Maria Joana de Carvalho, que assume a pasta das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto; e Joana Resende, responsável pelo Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico.

A estes seis nomes, juntam-se cinco estreantes. É o caso de Ana Camanho, Professora Associada da Faculdade de Engenharia (FEUP) que vai assumir o cargo de Vice-Reitora para a Transformação Digital e Gestão da Informação. Com uma carreira científica de relevo na área da Management Science, Ana Camanho é a atual Diretora da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, instituição onde desempenha o cargo de Pró-Diretora.

Já a lista de Pró-Reitores inclui quatro estreantes na Reitoria. Entre eles está Sónia Valente Rodrigues, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras (FLUP), que será responsável pelos pelouros da Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa. Especialista no ensino nas áreas da Didática do Português, Linguística de Texto e Análise do Discurso, a também investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto integrou recentemente a equipa nomeada pelo Ministério da Educação para elaborar o relatório de Apoio ao Desenvolvimento das Aprendizagens e ao Desenvolvimento Socio-emocional e do Bem-Estar durante e pós-Pandemia.

Olívia Pestana, também Professora Auxiliar da FLUP, onde dirigiu a Licenciatura em Ciência da Informação entre 2014 e 2019, vai liderar o pelouro das Infraestruturas Culturais e Alumni. Investigadora integrada no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Olívia Pestana tem desenvolvido trabalho científico no campo da organização da informação e do conhecimento.

A pasta das Infraestruturas Tecnológicas e Sistemas de Informação ficará, por sua vez, sob a responsabilidade de Pedro Brandão, Professor Auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências (FCUP), onde é Codiretor da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação. Do currículo do também investigador do Instituto de Telecomunicações (IT-Porto) destaca-se a participação em vários projetos nacionais e internacionais nas áreas das redes de comunicação e da informática médica.

A lista de Pró-Reitores encerra com o nome de Mário Jorge Pimentel, que assumirá a pasta da Gestão e Manutenção do Edificado. Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e investigador do CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção, Mário Jorge Pimentel exerceu ainda as funções de Diretor do Laboratório do Betão Estrutural (2014 – 2021) e de vice-presidente do Grupo Português do Betão Estrutural (triénios 2019-2021 e 2022-2024).

Como vai ser a tomada de posse?

Com início marcado para as 11h00 do dia 22 de junho, no Salão Nobre da Reitoria, a cerimónia de tomada de posse do Reitor e da Equipa Reitoral da U.Porto para o quadriénio 2022-2026 vai abrir com o tradicional cortejo académico. Seguem-se as intervenções do Presidente do Conselho de Geral, Fernando Freire de Sousa, e do Presidente do Conselho de Curadores, Luís Braga da Cruz.

Caberá depois a Fernando Freire de Sousa, enquanto representante máximo do órgão responsável pela eleição do Reitor, empossar António de Sousa Pereira no cargo . Este, por sua vez, dará posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que farão parte da sua Equipa Reitoral durante este mandato de quatro anos.

Será já na qualidade de Reitor empossado que António de Sousa Pereira fará a intervenção de fundo da sessão. Um momento que servirá para adiantar os principais objetivos e áreas de intervenção dos próximos quatro anos, nomeadamente a duplicação da capacidade de alojamento estudantil e a construção/reabilitação de outras infraestruturas.

Com transmissão em direto no canal da U.Porto no Yoube, a cerimónia contará com a presença de representantes das principais instituições da região e do país, incluindo presidentes de autarquias, de fundações e de institutos públicos, deputados à Assembleia da República, para além dos habituais representantes das instituições de ensino superior portuguesas.

Posicionar a U.Porto como uma “Universidade do Futuro”

Recorde-se que António de Sousa Pereira apresentou-se a esta eleição com um plano de ação assente na proposta de Plano Estratégico da U.Porto 2030. Nele, assume “uma visão ambiciosa para a Universidade do Porto”, entendida como “uma Universidade de excelência internacional na educação, na formação académica e cívica, na investigação e na inovação, aspirando a ser permanentemente reconhecida como uma instituição sustentável e com impacto na ciência e cultura, na sociedade e na economia”.

“Quero fazer da U.Porto uma Universidade do Futuro, focada nas suas missões de Educação e Formação, Investigação Científica, Inovação e Abertura e Serviço à Sociedade. Isto implica promover o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, reforçar o horizonte europeu da nossa investigação, apostar na formação e investigação interdisciplinar, valorizar a cultura, a divulgação científica e a adoção de estilos de vida saudáveis, promover o desenvolvimento económico e social e prosseguir o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lê-se no documento que antecipa o governo da U.Porto para os próximos quatro anos.

António Sousa Pereira vai liderar a Equipa Reitoral que conduzirá os destinos da U.Porto no próximo mandato de quatro anos. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Posicionando-se como “um agregador de vontades e um promotor de sinergias dentro da comunidade académica”, o Reitor reeleito propõe-se a “prosseguir com a lógica de governação descentralizada, inclusiva e sinérgica que caracterizou o meu [primeiro] mandato, respeitando intransigentemente a autonomia das unidades orgânicas de ensino e investigação da Universidade, criando caminhos para a mudança”.

“Estamos perante um contexto de elevado risco, mas de grandes oportunidades”, refere ainda António de Sousa Pereira, lembrando que “a afirmação institucional da U.Porto passará sobretudo pela internacionalização, transformação digital, cultura e comunicação, e pela valorização dos nossos pilares, desde logo, das pessoas, dos serviços, das infraestruturas e do nosso compromisso social com a comunidade”.

António de Sousa Pereira venceu as eleições para Reitor à primeira volta, reunindo 13 dos 23 votos registados pelos membros do Conselho Geral da U.Porto, contra os cinco de Altamiro da Costa Pereira e os três atribuídos a João Falcão e Cunha.