Cerca de um mês e meio após ter sido reconduzido no cargo pelo Conselho Geral da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira vai iniciar oficialmente, no próximo dia 22 de junho, o seu segundo mandato como Reitor da melhor universidade portuguesa. A cerimónia de tomada de posse do Reitor e da Equipa Reitoral da U.Porto para o quadriénio 2022-2026 tem início marcado para as 11h00, no Salão Nobre da Reitoria.

Abrindo com o tradicional cortejo académico, a sessão vai iniciar com as intervenções do Presidente do Conselho de Geral, Fernando Freire de Sousa, e do Presidente do Conselho de Curadores, Luís Braga da Cruz.

Caberá depois a Fernando Freire de Sousa dar posse ao Reitor, ao qual serão ainda impostas as Insígnias Reitorais. Este, por sua vez, dará posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que farão parte da sua equipa reitoral.

Será já na qualidade de Reitor reeleito que António de Sousa Pereira fará a intervenção de fundo da sessão. Um momento que servirá para adiantar as linhas estratégicas para o seu mandato de quatro anos.

Com transmissão em direto no canal da U.Porto no Yoube, a cerimónia contará com a presença dos responsáveis das principais instituições da cidade e da região Norte, incluindo presidentes de autarquias, de fundações e de institutos públicos, para além dos habituais representantes das instituições de ensino superior portuguesas.

Posicionar a U.Porto como uma “Universidade do Futuro”

Recorde-se que António de Sousa Pereira apresentou-se a esta eleição com um plano de ação assente na proposta de Plano Estratégico da U.Porto 2030. Nele, assume “uma visão ambiciosa para a Universidade do Porto”, entendida como “uma Universidade de excelência internacional na educação, na formação académica e cívica, na investigação e na inovação, aspirando a ser permanentemente reconhecida como uma instituição sustentável e com impacto na ciência e cultura, na sociedade e na economia”.

“Quero fazer da U.Porto uma Universidade do Futuro, focada nas suas missões de Educação e Formação, Investigação Científica, Inovação e Abertura e Serviço à Sociedade. Isto implica promover o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, reforçar o horizonte europeu da nossa investigação, apostar na formação e investigação interdisciplinar, valorizar a cultura, a divulgação científica e a adoção de estilos de vida saudáveis, promover o desenvolvimento económico e social e prosseguir o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lê-se no documento que antecipa o governo da U.Porto para os próximos quatro anos.

Posicionando-se como “um agregador de vontades e um promotor de sinergias dentro da comunidade académica”, o Reitor reeleito propõe-se a “prosseguir com a lógica de governação descentralizada, inclusiva e sinérgica que caracterizou o meu [primeiro] mandato, respeitando intransigentemente a autonomia das unidades orgânicas de ensino e investigação da Universidade, criando caminhos para a mudança”.

“Estamos perante um contexto de elevado risco, mas de grandes oportunidades”, refere ainda António de Sousa Pereira, lembrando que “a afirmação institucional da U.Porto passará sobretudo pela internacionalização, transformação digital, cultura e comunicação, e pela valorização dos nossos pilares, desde logo, das pessoas, dos serviços, das infraestruturas e do nosso compromisso social com a comunidade”.

António de Sousa Pereira venceu as eleições para Reitor à primeira volta, reunindo 13 dos 23 votos registados pelos membros do Conselho Geral da U.Porto, contra os cinco de Altamiro da Costa Pereira e os três atribuídos a João Falcão e Cunha.