José Castro Lopes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e atual Pró-Reitor com os pelouros da Responsabilidade e Ação Social, Saúde e Bem-Estar, vai assumir, a partir deste domingo, 1 de agosto, as funções de Vice-Reitor responsável pelo pelouro da Formação, Organização Académica e Ação Social, Saúde e Bem-Estar.

A nomeação de José Castro Lopes surge na sequência da cessação de funções, por iniciativa própria, de Maria de Lurdes Correia Fernandes, que desempenhava as funções de Vice-Reitora para as áreas da Formação, Organização Académica e Cooperação desde 2018, aquando da tomada de posse da equipa reitoral liderada pelo Reitor António de Sousa Pereira.

Com a nomeação do novo Vice-Reitor, o pelouro da Responsabilidade Social passa para a coordenação do Pró-Reitor João Correia da Silva, que acumula com os do Desenvolvimento Institucional e Relações Empresariais.

Já o pelouro da Cooperação Institucional passa a ser coordenado por Maria Joana Carvalho, atual Pró-Reitora para as áreas das Relações Internacionais e Desporto. Por fim, Joana Resende assume a coordenação do Projeto EUGLOH, juntamente com a Pró-Reitoria para o Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento.

Para além dos nomes referidos, integram ainda a atual equipa reitoral da U.Porto os Vice-Reitores António Cardoso (Património Edificado e Sustentabilidade), Fátima Vieira (Cultura e Museus), Fernando Silva (Universidade Digital, Qualidade e Melhoria Contínua) Pedro Rodrigues (Investigação, Inovação e Internacionalização); e os Pró-ReitoresJoão Veloso (Promoção da Língua Portuguesa e Inovação Pedagógica) e Manuel Eduardo Correia (Infraestruturas Tecnológicas e Segurança de Informação) e Pedro Alves Costa (Património Edificado e Sustentabilidade).