A possibilidade de participar no planeamento estratégico de uma instituição com a história e a missão da Universidade do Porto é, sem qualquer dúvida, uma honra e um privilégio, que encaro com grande sentido de responsabilidade”. É com estas palavras em mente que Joana Resende, Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), assume esta segunda-feira o cargo de Pró-Reitora da Universidade do Porto para o Planeamento Estratégico.

Licenciada em Economia pela FEP e doutorada em Economia e Ciências de Gestão pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), em co-tutela com a U.Porto, Joana Resende, de 36 anos, iniciou a sua carreira na docência universitária como assistente estagiária na FEP, em 2004. Professora Auxiliar desde 2009, tem lecionado diversas unidades curriculares nos domínios da Economia e Organização Industrial, Microeconomia, Regulação e Política da Concorrência e Análise Económica Avançada. Integra ainda as comissões científicas da Licenciatura e do Doutoramento em Economia da FEP e colabora com o Mestrado em Multimédia e com o Programa Doutoral em Media Digitais da U.Porto.

Em paralelo com a carreira docente, tem desenvolvido uma intensa atividade ligada à investigação, fundamentalmente no estudo analítico dos determinantes e consequências (nos mercados, empresas, consumidores e desenho de políticas públicas) de novos modelos de negócio possibilitados pelas tecnologias digitais de nova geração. Membro da Direção do Centro de Economia e Finanças da U.Porto (Cef.up), teve a oportunidade de apresentar os resultados da sua investigação em dezenas de conferências científicas nacionais e internacionais, dando origem a diversas publicações em jornais académicos de referência.

Apesar da sua juventude, a nova responsável máxima pelo Planeamento Estratégico da U.Porto conta também com uma vasta experiência na participação e gestão de projetos académicos nacionais e internacionais nas áreas da economia industrial, política da concorrência e estratégia empresarial. Soma-se a isto a participação em diversos estudos económicos aplicados nas suas áreas de especialidade.

A Pró-Reitoria da U.Porto é então o desafio que se segue num percurso académico e profissional umbilicalmente ligado à Universidade. “Esta nomeação tem um grande significado para mim, quer em termos profissionais, quer em termos pessoais” confessa Joana Resende, perante o que encara como “uma oportunidade única para conhecer em profundidade a realidade e os desafios que atualmente se colocam à Universidade, considerando as suas múltiplas dimensões e os seus diversos stakeholders. Mas, sobretudo, considero que esta é uma oportunidade excepcional para participar ativamente na reflexão crítica sobre o futuro da U.Porto e sobre as melhores estratégias a implementar para concretizar essa visão”, diz.

A nomeação de Joana Resende merece também fortes elogios por parte do Reitor da U.Porto, para quem a nova Pró-Reitora “tem um perfil muito adequado ao desempenho do cargo”, reforçado pelo seu “contributo ativo em diversas tarefas de gestão universitária”. Para António de Sousa Pereira, a escolha da docente da FEP representa também uma “injeção de sangue novo” e reflete a aposta no “papel relevante que a juventude tem que ter na definição do futuro da Universidade”.

A tomada de posse da nova Pró-Reitora está marcada para as 15h00, no edifício da Reitoria da U.Porto.