Embora o Dia Nacional dos Centros Históricos seja oficialmente assinalado no dia 28 de março, a Universidade do Porto vai “antecipar” o evento para o fim de semana anterior. Como? Abrindo as portas do Edifício Histórico a quem quiser saber um pouco mais sobre a “casa mãe” da Universidade. A visita orientada acontece no dia 23 de março, às 14h00.

É um edifício incontornável, para quem visita a cidade. Erguendo-se, lado a lado, com a Torre dos Clérigos, este imponente edifício de estilo neoclássico, de planta retangular, representa o berço da Academia. Originalmente projetado para acolher a Academia Real de Marinha e Comércio (o projeto inicial data de 1807), o edifício foi-se adaptando, ao longo de todo o processo evolutivo desta Casa do Conhecimento que, no dia 22 de março, assinala 113 anos de existência.

Ponto de interesse para turistas que exploram o centro histórico da cidade, o Edifício Histórico da U.Porto encontra-se cercado por outros monumentos como o Centro Português de Fotografia (antiga Cadeia da Relação) o Tribunal da Relação, as igrejas do Carmo e dos Carmelitas Descalços e o Hospital de Santo António.

Para além dos serviços da Reitoria (com entrada pela Praça Gomes Teixeira), o edifício funciona ainda como Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), proporcionando um ambiente cultural e educativo para um público constituído por visitantes, mas também estudantes e investigadores.

No próximo dia 23 de março, o percurso terá início, precisamente, na entrada do MHNC-UP, com acesso pelo Campo Mártires da Pátria (ao Jardim da Cordoaria). Começaremos por conhecer um pouco da história do investigador Ferreira da Silva e do Laboratório que ostenta o seu nome, passando depois a ver de perto a nossa coleção de Gemas, Cristais e Minerais. Uma exposição que apresenta alguns dos tesouros do MHNC-UP.

Com a duração de cerca de 90 minutos, a visita irá ainda incluir uma incursão pelos espaços nobres do edifício e pelas exposições temporárias da Casa Comum.

A participação na visita é gratuita, mediante inscrição prévia para o e-mail [email protected].