João Serrenho, atual CEO da CIN, a maior empresa ibérica de tintas e vernizes e uma das 50 maiores a nível mundial, e antigo estudante de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguido com o Prémio Carreira FEUP 2020. O galardão, que celebra este ano a sua terceira edição, tem por objetivo reconhecer a excelência do percurso dos diplomados da faculdade.

“É uma grande honra, que não esperava, e apenas posso dizer que sempre tentei guiar-me pela máxima de que só o melhor é suficientemente bom. Temos que ser perseverantes, ter ideias claras e nunca pactuar com atuações dúbias e menos claras”, vaticina João Serrenho.

João Serrenho representa a segunda geração da família na empresa, fundada em 1917, em plena 1ª Guerra Mundial. O pai, António Serrenho, também engenheiro químico, entrou como acionista da CIN em 1957. Nos anos 70, com o fim do condicionamento industrial, a empresa inicia uma fase de crescimento bastante acentuado, sendo que já nessa época a CIN era reconhecida “como líder dos acabamentos industriais”.

João Serrenho, então recém-licenciado, entrou na empresa em 1976 para liderar o Gabinete de Estudos, cargo que ocupou até 1993. Assumindo a partir desta data a função de Diretor e Administrador da empresa, ocupou-se desde então das áreas de Engenharia e Sistemas de Produção, Informática, Relações Internacionais e Marketing. Em 2007, assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração, que atualmente acumula com a Presidência do Conselho de Administração de: Tintas CIN de Angola, CIN Valentine (Espanha), CIN Industrial Coatings (Portugal), Boero Bartolomeo (Itália), Administrador da CIN International BV (Holanda) e Pleso Holding BV (Holanda).

É também membro do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal (AEP), do Board do Nova Paint Club, do Board do CEPE (European Council of the Paint, Printing Ink, and Artist’s Colours Industry), de que foi Chairman do período de 2009 -2010.

Como resultado da sua intensa e produtiva atividade industrial, João Serrenho foi condecorado em 2012 com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Industrial.

A internacionalização do setor

A vida do vencedor do Prémio Carreira FEUP 2020 funde-se com a internacionalização do Grupo CIN. Com um volume de faturação de 241 milhões de euros (2019), e previstos 330 milhões para 2021, a CIN é hoje uma multinacional com presença em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Itália, México, Polónia, África do Sul e ainda noutros continentes, com fábricas em Angola, Moçambique, e vendas com especial destaque na Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Cabo Verde, Turquia, Argentina, Panamá, Gana, Senegal, Filipinas.

As principais áreas de negócio da empresa vão desde as tintas para a construção civil (51%), passando pelas industriais (37%) e pelo segmento das tintas para proteção corrosiva (12%). Com 150 técnicos a trabalhar diariamente nos laboratórios da empresa, João Serrenho assume que a filosofia da CIN é “estar sempre na vanguarda”.

“Acreditamos que temos que inovar permanentemente. Inovar não é só inventar coisas fantásticas. É pegar naquilo que está feito e melhorar, porque uma das coisas em que acredito é que é sempre possível otimizar processos”, assegura o CEO. O principal objetivo é atingir “os 700 milhões de euros de facturação daqui a 5 anos”, embora consciente de que “não dependerá só de nós”.

A ligação à FEUP

Enquanto alumnus da Faculdade de Engenharia, João Serrenho manteve sempre uma ligação de grande proximidade, sobretudo com o Departamento de Engenharia Química, onde a CIN investiu no equipamento de duas unidades laboratoriais.

O grupo foi também um dos primeiros parceiros do programa FEUP PRIME, lançado em outubro de 2018, e que pretende aproximar o universo das empresas com a academia através da criação de valor e de vantagens competitivas, estabelecendo uma conexão direta com as fontes de talento e de produção de conhecimento da FEUP.

No âmbito desse programa, a CIN é uma das “FEUP PRIME Affiliates”, onde as empresas beneficiam das relações existentes e são continuamente desafiadas a reforçar o seu envolvimento nas diversas oportunidades que o programa pretende desenvolver.

Sobre o Prémio Carreira FEUP

Atribuído anualmente, este galardão destina-se a diplomados da Faculdade de Engenharia que se tenham distinguido ao longo da sua carreira, que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade, e que tenham contribuído para a consolidação da imagem da FEUP enquanto escola de referência na área da Engenharia.

As duas edições anteriores foram conquistadas por António Segadães Madeira Tavares (2019) e Luís Valente de Oliveira (2018).