Centro Cultural de Belém, Teatro Camões, Recinto da Expo’98, Vasco da Gama Shopping, Algarve Shopping, Vilamoura Marina Hotel… Certamente conhecerá pelo menos um destes edifícios. Mas se calhar não sabe que todos eles possuem um traço em comum: têm a mão de António Segadães Madeira Tavares, vencedor da 2.ª edição do Prémio Carreira da FEUP. O galardão é entregue anualmente e tem por objetivo reconhecer a excelência do percurso dos diplomados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Um perfil notável e multifacetado com grandes contributos para a sociedade na área da Engenharia. Assim se pode resumir o trabalho de António Segadães Madeira Tavares. Nascido a 3 de dezembro 1944, em Luau (Angola), licenciou-se em Engenharia Civil na FEUP e desenvolveu um percurso notável na área dos projetos, edifícios de serviço, estruturas especiais e ainda da recuperação de edifícios.

Em 1969, integrou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil para iniciar a sua carreira profissional. Desde então, tem participado em inúmeros trabalhos e projetos de referência a nacional e internacional. No domínio das estruturas especiais, destacam-se os projetos de Ampliação da Pista do Aeroporto do Funchal, a Cobertura da Praça Cerimonial anexa ao Pavilhão de Portugal, no recinto da Expo`98, ou ainda o projeto de Reforço e Consolidação do Túnel Ferroviário do Rossio e Galerias de Emergência.

Na área dos Edifícios de Serviços, concebeu obras como o Centro Cultural de Belém, o Pavilhão de Portugal, a Praça Cerimonial e o Teatro Camões, estes últimos edificados para a Expo 98, para além de diversos edifícios comerciais como o “Vasco da Gama Shopping”, o “Algarve Shopping”, ou ainda o Vilamoura Marina Hotel e o Hotel Meridien. António Segadães tem obra construída ao nível dos edifícios para o Ensino Superior, de que são exemplos a Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, a Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa, o Complexo da Escola Superior Agrária de Santarém e a Academia da Força Aérea, em Sintra.

Finalmente, na área da Recuperação de Edifícios Antigos, destacam-se diversos trabalhos na Reconstrução da Zona Sinistrada do Chiado, o Edifício do Banco de Portugal, em Évora; o Edifício Sede do Montepio Geral, em Lisboa e a participação na adaptação a pousada do Mosteiro de Flor da Rosa no Crato.

Foi, sucessivamente, Diretor do Departamento de Estudos e Projetos da construtora Teixeira Duarte, Diretor Técnico da TRIEDE e é atualmente diretor e responsável principal da STA – Segadães Tavares & Associados, Engenheiros e Arquitetos Consultores, Lda. António Segadães Tavares desenvolveu também uma sólida experiência na área da consultoria – em particular na área dos Projetos de Estruturas -, e conquistou vários clientes em Portugal e além-fronteiras.

Entre a engenharia, o ensino e a investigação

O antigo estudante da Faculdade de Engenharia foi conciliando a atividade no mundo empresarial com uma participação na carreira de docente, tendo tido a oportunidade de lecionar no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Luanda e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foi ainda Professor Catedrático (convidado) do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Autor do livro “Análise Matricial de Estruturas”, editado em 1972 pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, possui dezenas de trabalhos editados em publicações especializadas e apresentados em congressos e conferências nacionais e internacionais. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros (especialista em estruturas), e membro da Federação Internacional do Betão, do American Concrete Institute, da International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (2012), António Segadães tem sido granjeado com diversos prémios e distinções, destacando-se o “Nobel de Engenharia de Estruturas” (“Outstanding Structure Award”), atribuído pela International Association for Bridge and Structural Engineering pelo projeto de ampliação da pista do aeroporto da Madeira (2004). De realçar ainda as Medalhas da República Portuguesa “Ordem de Ordem do Infante D. Henrique” (2006) e “Ordem de Mérito” (2000), a “Medalha de Ouro” da Ordem dos Engenheiros (2011), e ainda o “Prémio SECIL” de Engenharia Civil (2001).

O Prémio Carreira da FEUP 2019 será entregue na Conferment Ceremony, iniciativa que decorrerá no dia 19 de março, na Faculdade de Engenharia.

Mais informações aqui.

Sobre o Prémio Carreira FEUP

Atribuído anualmente, este galardão destina-se a diplomados da Faculdade de Engenharia que se tenham distinguido ao longo da sua carreira, que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade, e que tenham contribuído para a consolidação da imagem da FEUP enquanto escola de referência na área da Engenharia.