O escritor Mário Cláudio foi distinguido, no passado dia 11 de dezembro, com a atribuição do doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Letras (FLUP).

“O sentimento dominante é a gratidão. Gratidão pelo reconhecimento de um trabalho que foi desenvolvido ao longo dos anos, e nesse reconhecimento está também um estímulo para continuar a fazer aquilo que me for possível fazer”, reconheceu o escritor. E acrescentou: “É muito gratificante perceber que uma cidade e uma Faculdade [de Letras], que está nessa cidade, perceberam ou acharam, que eu merecia esta distinção. Fiquei muito feliz”, revelou Mário Cláudio, após a cerimónia, realizada no Salão Nobre da Reitoria.

Presente esteve também o Presidente da República, que não escondeu a sua admiração pelo mais recente membro da “galeria” dos Doutores Honoris Causa da U.Porto.

“Em rigor eu não fui convidado. Eu convidei-me, porque sou admirador de Mário Cláudio desde sempre. Além disso sou o Presidente da República e ele é um dos grandes escritores portugueses vivos. E portanto é uma homenagem pessoal e nacional”, assumiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Recorde também as melhores imagens da cerimónia.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.