No ano em que se comemora meio século da Revolução dos Cravos, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva promove o debate “Ciência e Liberdade”. Este tem como mote de conversa o livro Ciência e Liberdade – Democracia, Razão e as Leis da Natureza, de Timothy Ferris, e decorre no dia 24 de abril, às 18h30, no edifício do Planetário do Porto/Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

No seu livro, Ferris argumenta que a ciência alimenta os ideais da democracia e serve como modelo para um discurso político racional. No entanto, o caminho para a liberdade e para o conhecimento raramente é suave.

Para debater estas ideias, o Planetário do Porto convidou um painel bastante eclético, composto por um sociólogo e político, para dissecar as bases da nossa democracia; um jornalista e editor de uma revista; um físico, para iluminar como podemos moldar o nosso futuro através do conhecimento e uma promotora da cultura científica e tecnológica, para pintar uma visão do investimento em conhecimento que se quer para Portugal.

Assim, nesta época de incertezas e desafios globais, os professores catedráticos da U.Porto João Teixeira Gomes (FLUP) e Orfeu Bertolami (FCUP) juntam-se ao editor da revista História, Pedro Olavo Simões e à Presidente da Agência Ciência Viva, Rosalia Vargas. A moderação ficará a cargo da jornalista da RTP Sandra Sousa.

Este debate insere-se no programa nacional “A ciência saiu à rua num dia assim…”, uma iniciativa da Rede de Centros Ciência Viva para comemorar os 50 anos do 25 de Abril.

A entrada é livre e gratuita, mas limitada à lotação da sala.

A Editora Gradiva apoia este debate com a presença e venda do livro.

Para mais informações, consultar o portal do Planetário do Porto.