Já se encontram escolhidos os novos membros cooptados do Conselho Geral da Universidade do Porto para os próximos quatro anos. Fernando Freire de Sousa, José António Teixeira, José Sousa Lameira, José Souto Moura, Maria Amélia Cupertino Miranda e Nuno Botelho são as seis personalidades externas à Universidade cooptadas para fazer parte deste órgão de governo da U.Porto.

Depois das eleições de 15 de junho último terem determinado os 12 representantes dos docentes e investigadores e o representante do pessoal não docente no Conselho Geral, coube a estes conselheiros e aos quatro representantes dos estudantes eleitos em novembro de 2020 escolher as seis personalidades cooptadas que completam a composição do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Com a nomeação dos seis membros cooptados, fica assim completo o processo de constituição do Conselho Geral da Universidade do Porto. Aos nomes agora conhecidos juntam-se ainda os 12 representantes dos Professores e Investigadores (Adriano Carvalho,  Amândio Rocha Sousa, António, Sarmento, Carla Sofia Marques da Silva, Fernando Jorge Monteiro, João Moreira de Campos, João Araújo Teixeira, Adelino Leite Moreira, Luís Filipe Antunes, Luís Santos, Maria de Fátima Marinho e Maria Isabel  Dias), os quatro representantes dos estudantes (Ana Gabriela Cabilhas, José Araújo, José Miguel Neves e Nuno Ferreira) e o representante do pessoal não docente e não investigador (Hugo Castro Mendonça).

Os novos membros tomarão posse na próxima reunião do Conselho Geral, marcada para 29 de outubro, ocasião em que deverá ser eleito o novo presidente do órgão, cujo nome sairá obrigatoriamente do grupo de seis personalidades agora cooptadas.

Sobre os novos membros cooptados

Licenciado e doutorado em Relações Económicas Internacionais pela Faculdade de Economia da U.Porto, Fernando Freire de Sousa notabilizou-se recentemente pelo seu papel como Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (2016 a 2020). Anteriormente, a sua carreira profissional dividia-se entre a docência universitária e a gestão empresarial, tendo desempenhado ainda as funções de Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização no XIII Governo Constitucional (1996 a 1997).

José António Teixeira é, desde 2014, Co-CEO da Porto Editora, grupo editorial fundado pelo seu pai na cidade do Porto há mais de 75 anos e que é hoje a maior editora portuguesa. Foi na Porto Editora que desenvolveu todo o seu percurso profissional desde que se licenciou em Economia pela FEP, em 1980, tendo sido responsável pela gestão de várias das empresas e marcas que compõem o grupo. Foi ainda membro do Conselho de Administração da SIC – Sociedade Independente de Comunicação desde a sua criação, em 1992, até ao ano 2000.

Tendo desenvolvido toda a sua atividade profissional como magistrado, o Juiz Conselheiro José Sousa Lameira é atualmente Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura, o órgão superior de gestão e disciplina da magistratura judicial. Anteriormente desempenhou as funções de Presidente do Tribunal da Relação do Porto de 2010 a 2015. Este será o seu segundo mandato consecutivo no Conselho Geral da U.Porto

José Souto Moura dedicou também toda a sua vida ao Direito. Depois de vários anos como procurador em diversas comarcas do país, notabilizou-se como Procurador-Geral da República – o órgão superior do Ministério Público –, cargo que desempenhou de 2000 a 2006. Fui nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça em 2007, tendo-se jubilado em 2018.

Membro do primeiro Conselho de Curadores da Universidade do Porto, Maria Amélia Cupertino de Miranda estreia-se agora no Conselho Geral da instituição. Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra, é Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, tendo exercido ainda como membro da Administração de diversas instituições culturais da cidade do Porto e do país, incluindo a Casa da Música e o Conselho Nacional de Cultura.

Nuno Botelho é Presidente da Associação Comercial do Porto desde 2013. Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto, iniciou o seu percurso profissional no setor bancário, tendo depois passado por cargos de gestão e promoção de turismo da região, nomeadamente na Exponor e na Câmara Municipal do Porto. Há oito anos que lidera a instituição centenária que se apresenta como “um ponto de encontro e um centro de reflexão com vista à promoção do progresso e da ilustração da cidade do Porto e de toda a Região Norte”.

Sobre o Conselho Geral

O Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade, tendo entre as suas competências a eleição do Reitor e, sob proposta deste, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Na Universidade do Porto, o Conselho Geral é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam as seis personalidades externas cooptadas pelos membros eleitos.