Já são conhecidos os nomes dos 13 representantes de docentes e não docentes no próximo mandato do Conselho Geral da Universidade do Porto, com a publicação dos resultados provisórios (sujeitos ainda a homologação final) das eleições realizadas a 14 e 15 de junho, pelas respetivas comissões eleitorais.

Na eleição dos representantes dos Professores e Investigadores, foi a Lista E – “Pensar o Passado e Projetar o Futuro” que agregou o maior número de votos (410), o que se traduziu na eleição dos três candidatos mais votados da lista: João Moreira de Campos (FEUP, 66 votos), Luís Filipe Antunes (FCUP, 61) e João Araújo Teixeira (FMUP, 58).

A Lista A – “Recentrar a Universidade com Visão Estratégica” elegeu igualmente três candidatos ao recolher um total de 389 votos. São eles Maria de Fátima Marinho (FLUP, 59 votos), Amândio Rocha Sousa (FMUP, 53) e Fernando Jorge Monteiro (FEUP, 53 votos).

Às três listas restantes couberam dois mandatos cada uma, começando pela Lista D – “Renovar e Fortalecer” que, com um total de 326 votos, fez eleger para o Conselho Geral os  candidatos Adelino Leite Moreira (FMUP, 104 votos) e António Sarmento (FMUP, 68 votos). De notar que, com 104 votos, Adelino Leite Moreira foi mesmo o candidato com o maior número de votos de todo o ato eleitoral.

Os 287 votos recolhidos pela Lista B – “Juntos por uma Universidade de Excelência” permitiram a eleição de Adriano Carvalho (FEUP, 62 votos) e de Isabel Dias (FLUP, 38 votos), enquanto que pela Lista C – “Pela Universidade: Participação e Cultura Democrática” foram eleitos Bernardo Sousa Pinto (FMUP, 68 votos) e Sofia Marques da Silva (FPCEUP, 49 votos), fruto dos 254 votos recolhidos pela totalidade da lista.

Já a eleição do mandato único de representante do Pessoal Não Docente e Não Investigador foi disputada por duas listas protagonizadas por Hugo Castro Mendonça (FADEUP) na Lista A – “Unidos na UP” e por Vítor Silva (Reitoria) na Lista B – “Por uma Universidade de Qualidade, Unida, Sustentável e Voltada para o Futuro”.

Hugo Castro Mendonça foi o eleito pelos seus pares, com a Lista A a reunir um total de 436 votos, contra os 336 votos expressos na Lista B.

Ficam assim definidos 13 dos 23 membros do Conselho Geral da Universidade do Porto, que se irão juntar aos quatro estudantes eleitos em 2020 e às seis personalidades externas à Universidade que serão cooptadas na pelos membros eleitos do Conselho Geral.

Recorde-se que o Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade, tendo entre as suas competências a eleição do Reitor e, sob proposta deste, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.