O próximo aniversário do nascimento de Abel Salazar, que se assinala a 19 de julho, será assinalado com nova coordenação na Casa Museu responsável por guardar o legado do histórico cientista, professor e investigador da Universidade do Porto. A historiadora de arte Susana Pacheco Barros é o novo rosto que vem reforçar o posicionamento da instituição como “organização cultural ativa, capaz de mobilizar a diversidade de agentes e de recursos científicos e culturais existentes”, pode ler-se no despacho de nomeação.

Apontando já ao futuro, a nova Coordenadora Executiva da Casa Museu Abel Salazar (CMAS) afirma que gostaria de proporcionar “um novo entendimento do artista Abel Salazar” e promover o seu “reposicionamento no contexto da História de Arte nacional”. Uma estratégia que implica “angariar novas parcerias” e realizar “mostras representativas das várias sensibilidades artísticas da contemporaneidade, de artistas nacionais e estrangeiros, que habitem, transformem, abram e comuniquem a CMAS”.

Para tal, a intenção de Susana Pacheco Barros passa por organizar “exposições temporárias de outros artistas, nomeadamente nas áreas da pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia e outras práticas artísticas contemporâneas, em diálogo com a produção artística e científica do patrono da instituição”.

Na calha está também a criação de “residências artísticas, ciclos musicais e de cinema, conferências, aulas abertas, cursos e lançamentos de livros”, para além de um reforço na oferta “de workshops/ateliês e visitas guiadas”.

A nova coordenadora anunciou ainda o estreitar de relações com os museus da área metropolitana do Porto, sendo que, “a maioria já integra o Corredor Cultural do Porto“, nomeadamente “com a Câmara Municipal de Matosinhos, município onde está localizada a Casa-Museu”, e com a Direção Regional de Cultura do Norte. Outra aposta passa pela futura integração da Casa Museu na plataforma do Google Arts & Culture.

Aproximar a Casa Museu da Comunidade

A estratégia passará também por expor mais Abel Salazar na Casa-Museu e fora dela. Ou seja, “trazer à CMAS obras do patrono que se encontram dispersas por coleções públicas e privadas, e levar o acervo da CMAS a outras instituições” como, por exemplo, “museus espalhados pelo país”.

No fundo, resume a coordenadora, espera-se que através da divulgação do acervo da CMAS se reforce “o estudo, o conhecimento e o interesse por toda a obra de Abel Salazar (científica, pedagógica, artística, literária e filosófica).

Precisamente para conferir “maior visibilidade a todas as dimensões desta figura multifacetada” e fomentar “cruzamentos entre o trabalho científico e a obra artística de Abel Salazar”, o Plano Estratégico da CMAS 2021-2025 já prevê a reabilitação da sede da instituição e uma renovação da narrativa museológica.

Para além da atualização do inventário, espera-se que esta modernização do espaço venha “converter a CMAS numa plataforma de inovação e transformação social. Num espaço inclusivo, criativo, diverso e tolerante. Que venha aproximar ainda mais a CMAS da comunidade”, conclui Susana Pacheco Barros.

Programação até final de 2021 e início de 2022

O primeiro “desafio” da nova coordenadora prende-se então com as celebrações do 132.º aniversário do nascimento do médico e artista, já no próximo dia 19 de julho. Na ocasião, será lançado mais um episódio da série de vídeos  Museu num minuto e este será, exatamente, sobre o nascimento de Abel Salazar em Guimarães, a “cidade berço”.

Já a 18 de setembro inaugura a próxima exposição integrada no ciclo O Desenho Contemporâneo em diálogo com a obra de Abel Salazar. Será de autoria da artista plástica Bárbara Fonte, e até ao final do ano e início de 2022 estão já agendadas mais duas exposições dos artistas Martinha Maia e Paulo Almeida.

No último trimestre de 2021, vai realizar-se uma exposição dos estudantes do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FCUP), com curadoria dos estudantes e do docente Fernando José Pereira.

Sobre Susana Barros

Susana Barros (1973-) nasceu e vive em Vila Nova de Gaia. Licenciada em História de Arte e pós-graduada em História Moderna e Contemporânea e História da Cidade do Porto pela FLUP, é especialista em Artes pelo Politécnico do Porto.