A Universidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e outras instituições da cidade, prepara-se para avançar, já no próximo ano letivo, com um projeto inovador para transformar a universidade num verdadeiro lugar de cultura: o Corredor Cultural do Porto.

A ideia desta iniciativa pioneira passa por promover o livre acesso de estudantes universitários, nacionais e estrangeiros, às estruturas museológicas da Universidade, da autarquia portuense e ainda do Museu Nacional Soares dos Reis.

Os estudantes vão beneficiar, ainda, de um desconto de 50% no preço do bilhete para espetáculos no Teatro Nacional São João, Teatro Campo Alegre, Rivoli e Coliseu do Porto, bem como no bilhete de entrada no Museu de Serralves.

Este acesso livre, assim como a política de descontos, irá abranger os estudantes do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, de todos os países abrangidos pelos acordos ERASMUS +.

Fruto de parcerias com instituições culturais (como o Teatro Nacional de São João, a Casa da Música e o Museu Nacional Soares dos Reis), a U.Porto vai também oferecer, já a partir do ano letivo 2021/2021, novas Unidades Curriculares de Competências Transversais de base cultural ou artística para os estudantes de todas as áreas de formação.

A Galeria da Biodiversidade do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto é um dos espaços que poderão ser visitados gratuitamente. (Foto: U.Porto)

A criação de um Corredor Cultural Europeu

O Corredor Cultural do Porto pretende ser o primeiro passo para a concretização, numa primeira fase, de um Corredor Cultural Português, passível de ultrapassar as fronteiras nacionais, com cada universidade a assinalar as estruturas aderentes.

No futuro, o objetivo é permitir que todos os estudantes universitários europeus possam, independentemente do país de origem, usufruir de um Corredor Cultural Europeu que inclua museus e salas de espetáculo.

Resta dizer que esta estratégia vai ser apresentada na primeira Cimeira Europeia Universidade & Cultura, a decorrer nos dias 29 e 30 de março. Organizada pela U.Porto e pelo Plano Nacional das Artes, esta cimeira – integrada na Presidência Portuguesa da União Europeia – vai reunir vários especialistas, bem como responsáveis políticos, com o propósito de discutir o papel crucial e democrático que as artes podem desempenhar na missão das universidades.

A Cimeira Europeia Universidade & Cultura vai ser transmitida, em direto, no website do evento e no Canal da U.Porto no Youtube.