Nasce da colaboração inédita entre duas das mais importantes instituições da cidade – a Universidade do Porto, representada pela Faculdade de Medicina (FMUP) e pela Casa-Museu Abel Salazar (CMAS), e a Ordem da Trindade – e, durante os próximos meses, propõe uma viagem pela história da medicina na Invicta (e não só) pelo olhar de um dos seus principais protagonistas. Falamos de Experience Abel Salazar – Caricaturas e Desenhos, título da exposição que ficará patente, a partir de 12 de abril, na nova galeria de exposições temporárias do espaço Experience Trindade – Porto.

Esta exposição consiste numa coleção de caricaturas e desenhos criados por Abel Salazar (1889-1946), que retratam distintos professores e colegas da FMUP, bem como laureados com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Pelo caminho, os visitantes são convidados a “explorar a visão artística de Abel Salazar, que, com humor e perspicácia, imortalizou figuras proeminentes da comunidade médica”.

Entre os nomes representados na exposição está, por exemplo, o de Alberto Saavedra (1895-1979), médico obstetra, professor e escritor que viria a ter um papel fundamental na criação da Casa-Museu Abel Salazar. Um entre muitos a quem Abel Salazar prestou homenagem “capturando a sua genialidade e contribuições para a ciência. (…) É uma oportunidade singular e imperdível para mergulhar na inspirada interseção entre arte, medicina e reconhecimento académico”, convida Susana Pacheco Barros, coordenadora executiva e cultural da CMAS.

A inauguração de Experience Abel Salazar – Caricaturas e Desenhos está marcada para as 18h00 do dia 11 de abril, quarta-feira. Depois deste momento, a exposição pode ser visitada até 30 de junho, de segunda-feira a domingo, das 9h30 às 18h00.

Para aceder à exposição, é necessário adquirir um bilhete Experience Trindade – Porto, cujo preço varia entre os 6 euros (Circuito “Ordem”) e os 8 euros (Circuito “Full Experience”). Os estudantes da U.Porto beneficiam de um desconto de 50%, ao abrigo do Corredor Cultural.

Sobre Abel Salazar

Figura eminente da Universidade do Porto e vulto maior da cultura portuguesa contemporânea, Abel Salazar formou-se com distinção na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), deixando a esta faculdade um legado inestimável, como professor e investigador do Instituto de Histologia e Embriologia, do qual foi fundador.

Entre 1926 e 1931, uma depressão afastou-o da carreira académica. No regresso à vida ativa, procurou reconstituir o trabalho científico e pedagógico. Mas por pouco tempo. Em 1935, foi afastado da sua cátedra e laboratório, e proibido de se ausentar do país. Dedicou-se então às suas preocupações sociais, filosóficas, políticas, estéticas e literárias e intensificou a sua produção artística.

No início da década de 40, voltou à Universidade para dirigir o Centro de Estudos Microscópicos, na Faculdade de Farmácia, e trabalhou ainda no Instituto Português de Oncologia. Morreu em Lisboa, a 29 de dezembro de 1946, vítima de cancro de pulmão.

Vimaranense de berço e portuense por adoção, Abel Salazar residiu, durante boa parte da sua vida, na Quinta da Devesa, em São Mamede de Infesta, Matosinhos, numa casa histórica que foi, postumamente, convertida num espaço museológico da U.Porto: a Casa-Museu Abel Salazar.