Terá havido melhor forma de “superar os sucessivos confinamentos” do que “abrir o espaço? A pergunta parte de Sílvia Simões, docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), e serve de convite para Deambulações gráficas, a exposição que vai estar patente, de 15 de maio até finais de juhlo, na Casa-Museu Abel Salazar (CMAS).

Alguns destes desenhos nasceram na região central do Oceano Atlântico, num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas. “Foi já há muitos anos que visitei um vulcão, em Cabo Verde…”, recorda Sílvia Simões.

Esta é uma várias das memórias de paisagens que a tomam de assalto, quando desenha, e a partir da qual avança para “outras construções”. Neste caso, acrescenta a artista, acabou por produzir um conjunto de imagens “mais próximas de uma paisagem portuguesa”.

São desenhos que representam revisitações da memória. “São paisagens utópicas, que não existem”, sublinha Sílvia Simões. O que lhe interessou foi o exercício do desenho e, através do recurso a diversos materiais, a “criação de novas realidades”. O mote? Sempre o mesmo: a paisagem.

Sem uma ordem cronológica, Deambulações Gráficas traz-nos mais de 300 trabalhos a carvão, aguarela ou óleo.

Recordar Abel Salazar

Esta é a quarta exposição do ciclo O desenho contemporâneo em diálogo com a obra de Abel Salazar, daí que alguns dos trabalhos do médico e investigador, nomeadamente desenhos de paisagens e gravuras, estejam igualmente presentes na exposição.

Sílvia Simões é também curadora deste ciclo que pretende, por um lado, dar visibilidade ao espólio de Abel Salazar e, por outro, revelar pontos de convergência que dialogam com trabalhos de artistas contemporâneos.

No próximo dia 18 de maio, através do Instagram da Casa-Museu Abel Salazar haverá uma conversa informal com Sílvia Simões a propósito do desenho e da exposição que é agora inaugurada.

A inauguração de Deambulações Gráficas está marcada para as 16h00 do dia 15 de maio (sábado). A exposição é gratuita e poderá ser visitada até 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00, e aos sábados, das 14h30 às 17h30.