O stand da Universidade do Porto foi um dos principais pontos de interesse da 15.ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, evento que, entre os dias 6 e 9 de março atraiu mais de 30 mil alunos do ensino secundário à Exponor – Feira Internacional do Porto.

Numa edição que teve como tema central a Inteligência Artificial (IA), a U.Porto regressou este ano à Qualifica para dar conhecer a vasta oferta educativa que coloca ao dispor dos futuros universitários.

Para além de obter esclarecimentos sobre os cursos e serviços da Universidade, os visitantes puderam ainda participar em diversas atividades interativas propostas pelas várias faculdades representadas.

“Dividido” entre as licenciaturas em Relações Internacionais e Línguas Aplicadas da Faculdade de Letras (FLUP), Igor encarou a visita à Qualifica como uma “experiência interessante para apanhar um susto. De maneira geral, precisamos todos de ter um choque de realidade sobre o grande número de coisas que temos pela frente”.

Foi também  à procura de respostas para um futuro ainda incerto que Olivia percorreu os corredores da Exponor: “Para nós jovens, isto ajuda-nos bastante a decidir o que queremos seguir e, principalmente, a encaminhar-nos para um sítio onde achemos que vamos ter algum futuro”, nota.

Já Diva aproveitou a visita “para perceber quais são as nossas opções, ver as universidades diferentes e ter uma ideia das médias”.

Fechadas as portas da QUALIFICA, a U.Porto prepara já a presença na 15.ª edição da Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, a decorrer de 20 a 23 de março, na FIL, em Lisboa.

A participação nestas feiras serve, por sua vez, de “ensaio” para a 21.ª Mostra da Universidade do Porto. Será nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril que as faculdades, centros de investigação e restantes serviços da U.Porto vão ocupar o Pavilhão Multiusos de Gondomar para dar a conhecer a toda a comunidade – e, em especial, aos futuros universitários e respetivas famílias – o que de melhor se faz na melhor universidade portuguesa.