A Universidade do Porto e respetivas faculdades vão participar na 15.ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 6 a 9 de março, na Exponor – Feira Internacional do Porto.

Presença habitual nas últimas edições do evento, a U.Porto regressa este ano à Qualifica para dar conhecer a vasta oferta educativa da instituição aos milhares de alunos do ensino secundário de todo o país que são esperados nos quatro dias do certame.

Numa visita ao stand da U.Porto, os participantes vão poder obter esclarecimentos sobre os cursos e serviços da Universidade, bem como participar em atividades interativas propostas pelas várias faculdades (representadas em espaços próprios).

Quem visitar a Qualifica terá ainda a oportunidade de conhecer melhor o Programa Transversal de Mentoria Interpares (Mentoria U.Porto), o programa pioneiro que tem por objetivo fomentar o acolhimento e a integração dos estudantes recém-chegados à Universidade.

Note-se que, ainda este mês de março, a U.Porto vai marcar presença na 15.ª edição da Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, a decorrer de 20 a 23 de março, na FIL, em Lisboa.

A participação nestas feiras serve, por sua vez, de “ensaio” para a 21.ª Mostra da Universidade do Porto. Será nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril que as faculdades, centros de investigação e restantes serviços da U.Porto vão ocupar o Pavilhão Multiusos de Gondomar para dar a conhecer a toda a comunidade – e, em especial, aos futuros universitários e respetivas famílias – o que de melhor se faz na melhor universidade portuguesa.

No cruzamento entre a IA e a humanidade

Tendo como mote “In the Era of Artificial Intelligence, Be Human”, a Qualifica 2024 tem como tema central a Inteligência Artificial (IA) e o seu impacto crescente na educação, no mercado de trabalho, bem como na vida quotidiana. Nesse sentido, os participantes – jovens, professores e familiares – são convidados a juntar-se a uma “reflexão sobre como as crianças e os jovens, imersos desde cedo no ambiente tecnológico, podem preservar e fortalecer os atributos exclusivamente humanos”.

“Vamos explorar o cruzamento entre o futuro e a essência humana, criando um epicentro de formação para os mais novos. Pretendemos que seja mais do que uma feira expositiva, transformando-se num espaço onde os jovens podem explorar as inovações tecnológicas, mas também compreender que é imperativo nutrir aquilo que nos torna intrinsecamente humanos – o pensamento crítico, a curiosidade incessante e a empatia”, explica Amélia Estêvão, Diretora de Marketing da Exponor.

Organizado em torno do tema central, o espaço da Qualifica vai dividir-se em várias áreas expositivas. Para além do “Espaço Ensino”, onde podem conhecer a oferta formativa das diferentes instituições representadas, os participantes podem ainda explorar oportunidades de formação e estágios além-fronteiras no espaço “Study Abroad”.

O “Espaço Animação” – com atividades lúdicas ligadas a áreas como a moda, a dança e o gaming – e o “Espaço Didática” completam um percurso que, este ano, tem como grande novidade  o “Espaço Educar para Incluir”, dedicado a “organizações que educam para a inclusão”.

Para além da visita aos mais de 150 expositores presentes, o programa da feira oferece ainda momentos de conversa, concertos, sessões de poesia, demonstrações de barbearia, performances de dança, entre outros.

A 15.ª edição da Qualifica abre ao público de 6 a 9 de março, entre as 10h00 e as 18h00.

A entrada é gratuita para as escolas (mediantes inscrição) e menores de 16 anos. O bilhete de adulto custa 4 euros.