Durante três dias docentes, investigadores e estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) saem das salas e laboratórios para se apresentarem – através de mais de mais de 80 atividades – aos alunos do Ensino Secundário. O palco é mais uma edição da Semana Profissão: Engenharia, iniciativa que, este ano, traz à FEUP mais de 2.000 alunos do 11.º e 12.º ano de escolas de todo o país.

A iniciativa tem como objetivo “dar a conhecer as profissões em Engenharia e a oferta formativa da faculdade”, conta Álvaro Paralta, da Unidade de Captação Académica da FEUP. Ao mesmo tempo, pretende-se “auxiliar [os alunos] no processo de orientação vocacional”.

A verdade é que os futuros universitários têm-se mostrado “bastante recetivos” e o feedback não podia ser mais positivo. Beatriz, uma das participantes, considera que a experiência “ajuda alunos indecisos a perceber o que querem”. É o caso de Inês, que encontrou na Semana Profissão: Engenharia uma ajuda preciosa para “decidir o próximo passo”: conseguir perceber qual o curso que mais se adequa aos seus objetivos.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.