A Universidade do Porto acaba de garantir a melhor classificação de sempre de uma universidade portuguesa no QS World University Ranking (QSWUR), considerado um dos mais completos e reputados “barómetros” do ensino superior a nível internacional. Com uma subida de 21 posições face ao ano anterior, a instituição portuense surge agora na 253.ª posição mundial, ficando às portas do ambicionado “top 250” da avaliação realizada este ano pela Quacquarelli Symonds (QS).

Publicado esta terça-feira, o QSWUR 2024 resulta da avaliação do desempenho de 2.963 instituições de ensino superior de 104 países, de acordo com nove indicadores: a reputação académica (30%), as citações por docentes (20%), a reputação entre empregadores (15%), a empregabilidade (5%), o ratio entre corpo docente e estudantes (10%), os estudantes internacionais (5%), os docentes internacionais (5%), a investigação realizada em colaboração internacional (5%) e a sustentabilidade (5%).

Analisando a prestação da Universidade do Porto de acordo com os diferentes parâmetros de avaliação, o grande destaque vai para a presença no “top 250” dos dois indicadores mais relevantes: 214.ª universidade do mundo com melhor reputação académica (medida com base nas respostas a inquéritos de mais de 150.000 académicos); e 219.ª com maior número médio de citações por docente/investigador.

As melhores posições da Universidade registam-se, contudo, nos domínios da investigação realizada em colaboração internacional (60.ª a nível mundial) e sustentabilidade (167.ª), dois indicadores que entram este ano pela primeira vez na avaliação da QS.

A nível global, o QSWUR 2024 confirma assim a tendência registada pela U.Porto nas edições anteriores do ranking, traduzida nas subidas de 61 lugares na edição de 2022 e de 21 lugares na edição de 2023.

Em pouco mais de quatro anos, a Universidade cresce assim mais de 100 posições na avaliação anual da QS, figurando pela primeira vez no grupo restrito das 17% melhores universidades do mundo.

A U.Porto é a 219.ª universidade do mundo com um maior número médio de citações por docente/investigador. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Líder destacada em Portugal

Na comparação com as restantes unidades portuguesas classificadas no QSWUR 2024, a U.Porto reforça o primeiro lugar isolado, deixando para trás a Universidade de Lisboa (266.ª classificada), com quem chegou a partilhar a liderança na edição 2021 do ranking.

Seguem-se as universidades de Aveiro (344.ª), Coimbra (351.ª), Nova de Lisboa (400) e do Minho (611-620), o ISCTE (751-760) e a Universidade Católica Portuguesa – UCP (901–950).

A U.Porto é também a universidade portuguesa com melhor reputação entre os mais de 100.000 empregadores inquiridos pela QS, destacando-se ainda no pódio nacional nos indicadores relativos à reputação académica, produção científica (citações por docente/investigador), investigação realizada em colaboração internacional e sustentabilidade.

EUA e Reino Unido dominam. EUGLOH na linha da frente

A nível global, o QS World University Ranking 2024 é liderado – pelo 12.º ano consecutivo – pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O “top 5” inclui ainda as universidades de Cambridge (Reino Unido), Oxford (Reino Unido), Harvard (EUA) e Stanford (EUA).

A Swiss ETH Zurich (Suiça) é a a universidade mais bem posicionada (7.ª) da Europa Continental, enquanto que a Universidade de São Paulo (Brasil) lidera na América Latina (85.ª) e a Universidade Nacional de Singapura é a universidade asiática com melhor desempenho (8.ª).

Nota também para o bom desempenho das universidades que integram, juntamente com a U.Porto, a European University Alliance for Global Health (EUGLOH). O destaque vai para a presença da LMU Munique (Alemanha), da Universidade Paris-Saclay (França) e da Universidade de Lund (Suécia) entre as 100 melhores do mundo, ocupando as posições 54, 71 e 85, respetivamente.

Seguem-se a Universidade de Hamburgo (Alemanha), no 205.º lugar, a Universidade de Alcalá (Espanha), em 538.º, a Universidade de Tromsø – A Universidade Árctica da Noruega (UiT), em 577.º, a Universidade de Szeged (Hungria), entre as 601-610 melhores, e a Universidade de Novi Sad (Sérvia), no grupo das 1001-1200 melhores.

Recorde-se que, em abril passado, a U.Porto surgia igualmente entre as melhores do mundo em 27 das áreas de estudo avaliadas na última edição do QS World University Rankings by Subject, um outro ranking da QS que classifica o desempenho das instituições por áreas do saber.