As cores da Universidade do Porto dominaram a edição deste ano do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista Coberta, com 50 estudantes atletas a vestir a camisola e a representar a instituição nesta que é considerada uma das provas rainhas do desporto nacional universitário.

Realizada entre os dias 3 e 4 de fevereiro, no Expocentro de Pombal, a maior edição de sempre do CNU de Atletismo de Pista Coberta contou com uma participação recorde de 341 estudantes atletas de todo o país.

Para o U.Porto, que perdera a coroa de campeã em 2023, depois de 13 títulos consecutivos, o resultado não poderia ser melhor. Com 11 medalhas conquistadas, três de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, a equipa da Universidade recuperou o Troféu Coletivo de Atletismo de Pista Coberta, superando as restantes 48 equipas de Instituições de Ensino Superior participantes.

Os três títulos de campeões nacionais universitários individuais foram conquistados por Mariana Novo (FPCEUP) no Triplo Salto, por Maria Ana Leite (FCUP) no Salto em Altura, e pela equipa de Estafeta feminina dos 4x200m composta pelas estudantes Beatriz Pereira (FMUP), Melissa Sereno Moreira (FAUP), Ana Mendes (FADEUP) e Rita Barbosa (FEUP).

A U.Porto fez-se representar por uma comitiva de 50 estudantes atletas. (Foto: CDUP-UP)

Sagraram-se vice-campeões nacionais universitários os estudantes Gonçalo Mendes (FADEUP) nos 60m, Ivo Tavares (FADEUP) no Salto em Comprimento, Rita Figueiredo (FMUP) nos 800m e Maria Ana Leite no Triplo Salto.

Ao terceiro lugar do pódio subiram por sua vez os estudantes João Mário Araújo (FEP) no Salto com Vara, Rita Barbosa nos 60m, João Amaro (FPCEUP) nos 3000m e Beatriz Pereira nos 800m.

A U.Porto bateu ainda dois recordes nacionais universitários, um dos quais pela estafeta feminina 4x200m, que atingiu a marca de 1:46.17. Já o velocista Carlos Nascimento (FADEUP) que, por motivos pessoais, participou apenas na fase eliminatória da competição, alcançou a marca de 6.72 segundos nos 60 metros.

A comitiva da U.Porto, uma das maiores de sempre, foi orientada pelo treinador Pedro Guimarães e acompanhada pela fisioterapeuta Renata Pereira e delegados técnicos Sofia Rios e Carina Lopes, do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

A U.Porto volta a competir nos CNU’s no dia 24 de fevereiro, desta vez na modalidade de Taekwondo.