O dia 7 de abril de 2024 vai ficar marcado na história da equipa de Judo da Universidade Porto, que acaba de vencer,  pela primeira vez, o título coletivo de campeã nacional universitária.

Com sete medalhas conquistadas, três de ouro, duas de prata e duas de bronze, a U.Porto destacou-se entre as cerca de 30 equipas de instituições de ensino superior participantes no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Judo, que decorreu em Viseu.

Os novos campeões nacionais universitários da U.Porto são Eduardo Silva (FEUP), na categoria dos -100kg, Iracema Manarte (FEUP) nos -52kg e Miguel Rato (FEUP) nos -90 kg.

Sagraram-se ainda vice-campeões nacionais universitários os estudantes-atletas Joaquim Rovira (FMDUP) nos -60kg e Beatriz Martins (FLUP) nos -70kg.

Ao terceiro lugar do pódio subiram, por sua vez, Manuel Ribeiro (FCUP) nos -66kg e Gonçalo Rodrigues (FEUP) nos -90kg.

Orientados pelo treinador Pedro Pinheiro, os 13 estudantes-atletas da U.Porto fizeram parte de um novo recorde de participação no CNU de Judo, que contou com 119 estudantes-atletas inscritos na prova.