“Chegar, simular e vencer”. Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi o grande vencedor da fase nacional do SIMUniversity, uma competição de simulação clínica que decorreu na Covilhã.

Nesta iniciativa, promovida pela Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSIM), os estudantes Inês Lourenço, Filipe Pinto, Gustavo Mendes, Joana Chaves e Marília Araújo foram desafiados a desenvolver e aperfeiçoar competências através de provas em diferentes cenários de simulação médica.

O júri do concurso destacou a “capacidade da equipa em reagrupar e em fazer pausas estratégicas”, sublinhado que o desempenho dos estudantes da FMUP “esteve ao nível de uma verdadeira equipa profissional, numa qualquer sala de emergência do país”.

“Esta vitória é particularmente significativa para a instituição, dado o investimento que tem sido realizado na simulação médica nos últimos 20 anos, entendida como um instrumento de treino essencial para a aprendizagem interprofissional em medicina e em saúde”, afirma Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP.

No caminho até à final, a FMUP teve de competir com as congéneres da NOVA Medical School, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Formação foi “crucial” para a vitória

A preparação dos estudantes, iniciada em meados de outubro, consistiu “num percurso no qual desenvolveram diversas competências técnicas e não técnicas na abordagem de doentes críticos”, explica Isabel Pereira. A docente da FMUP, em conjunto com o instrutor Pedro Cavaleiro, foi a responsável pela formação e treino da equipa que participou na competição.

Para Cristina Granja, esta vitória “é um enorme motivo de orgulho e é ainda mais especial por ter sido a primeira vez que a FMUP participou no SIMUniversity”.

Na opinião da diretora do Centro Pluridisciplinar de Simulação da FMUP (SIMFMUP), esta conquista resulta em parte pela acreditação da Faculdade enquanto Centro de Treino Internacional da American Heart Association, “certificação essa que já faz sentir o seu enorme potencial”.

Treinos decorreram ao longo de dois meses e meio com os instrutores Isabel Pereira e Pedro Cavaleiro. (Foto: DR)

Continuar a reforçar a aposta na simulação clínica

Também o diretor do Mestrado Integrado em Medicina (MMED) expressou a “maior satisfação” pela vitória alcançada pela equipa da FMUP, numa área “que está a ser trabalhada para que a importância letiva se aproxime da que é seguida nas faculdades melhores dotadas”.

“Estamos plenamente convencidos da utilidade e da necessidade da simulação para o ensino da medicina”, reforça José Gerardo Oliveira.

A mesma ideia é corroborada por Altamiro da Costa Pereira, que espera que, no âmbito do PRR, “a FMUP contribua para o desenvolvimento destas ferramentas de formação no Norte, reforçando assim o seu quase bicentenário papel de liderança no ensino, na investigação e na inovação biomédica em Portugal”, concluiu o diretor da FMUP.

O grupo de estudantes premiados vai agora ter a oportunidade de representar Portugal na final internacional da competição promovida pela Society for Simulation in Europe (SESAM), a decorrer em junho próximo, em Praga (Chéquia).